top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Zoológicos são realmente inimigos da conservação dos animais?

Os zoológicos são conhecidos pela população como um lugar de visitação a espécies de animais silvestres nativos ou exóticos que são mantidos em cativeiros ou em semiliberdade. O primeiro zoológico na história da humanidade tem mais de 5 mil anos, que foi encontrado no antigo Egito, e atualmente, no Brasil, são encontrados mais de 100 parques ou centro de exposições desses animais.


Fonte: Lazer em família (2018).
  • Afinal, qual a finalidade de manter os animais em zoológicos?

Os zoológicos têm três funções indispensáveis: reabilitação e reintrodução das espécies silvestres, conservação das espécies e educação ambiental. Além de que são importantes para receber animais que viviam em cativeiros clandestinos ou que estão ameaçados em extinção.


Muitas espécies existem apenas em cativeiros e a sua reprodução é importante para aumentar o número de exemplares que são ameaçadas. Quando um animal em cativeiro se reproduz, significa que ele tem todas as suas necessidades fisiológicas atendidas.


Um exemplo disso é a ararinha-azul, que são animais que viviam no semiárido baiano e foi dada como extinta devido ao tráfico ilegal de animais e destruição do seu bioma. O Brasil recebeu mais de 40 ararinhas que viviam em cativeiro na Alemanha. Tem um programa para reintroduzir esses animais na natureza e isso só será possível graças aos atendimentos que esses animais tinham dentro dos zoológicos.


É importante salientar que nenhum animal é retirado da natureza para ser exposto nos zoológicos além de que lá dentro existem pessoas capacitadas para a conservação, bem-estar animal e na educação ambiental local, como biólogos e médicos veterinários.


Fonte: Google Imagens (2023).



REFERÊNCIAS:




ECORESPONSE. Zoológicos: por que ainda existem e qual a sua função? 2020. Disponível em: Zoológicos: por que ainda existem e qual a sua função? (ecoresponse.com.br). Acesso em: 04 de abril de 2023


ZOOLÓGICO SP. Sobre o Zoo SP 2023. Disponível em: Zoológico SP - Sobre o ZOO (zoologico.com.br). Acesso em: 04 de abril de 2023.






 



Sobre a autora: Melissa de Souza Rodrigues, graduanda em Ciências Biológicas, Licenciatura – UFU, é apaixonada por musculação, natureza e gatinhos.





 

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page