Formigas e Fungos, uma amizade antiga
- minasbioconsultoria 
- há 16 minutos
- 2 min de leitura
A interação entre formigas do grupo Attini, seu individuo mais conhecido são as saúvas, e fungos cultivados representa um dos exemplos de mutualismo obrigatório na natureza mais interessantes, isso acontece porque as formigas fornecem ao fungo substratos vegetais frescos ou secos, criando câmaras de cultivo protegidas dentro do ninho e vão defendem o fungo contra competidores ou parasitas, dando o ambiente mais propício para que o fungo possa devolver para a colónia compostos nutricionalmente valiosos que as formigas não conseguem obter por si.

Do ponto de vista evolutivo, essa agricultura de fungos pelas formigas data de dezenas de milhões de anos, com vestígios fósseis e filogenéticos sugerem que a associação se originou após o impacto do meteorito que extinguiu os dinossauros, há cerca de 66 milhões de anos, quando fungos saprótrofos tinham vantagem em ambientes com pouca luz e abundante matéria orgânica morta, sendo após a pressão sofrida pelo impacto do meteoro, o inicio de um mutualismo obrigatório para os fungos que precisavam das formigas para se reproduzir e se alimentar ao mesmo tempo que as formigas dependiam exclusivamente dos fungos para sua própria alimentação.

Importante também é o fato de que essa interação não envolve apenas dois organismos, mas sim uma rede microbiana mais ampla como os fungos antagonistas, que competem com o fungo cultivado, também como as bactérias que podem desempenhar papel na defesa do jardim fúngico dentro do ninho, alguns estudos recentes no Brasil apontam para essa complexidade microbiológica, mostrando que essa interação tão complexa não se restringe apenas a formiga-fungo. Em termos ecológicos e de conservação, esse mutualismo agrícola das formigas é relevante para a decomposição de matéria orgânica, para a ciclagem de nutrientes e funcionamento de ecossistemas terrestres tropicais.
Referências:
NICKELE, M. A. et al. Formigas cultivadoras de fungos: estado da arte e direcionamento para pesquisas futuras. Pesquisa Florestal Brasileira, v. 33, n. 73, p. 45-56, 2013. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/403. Acesso em: 28 out. 2025.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP). Projeto internacional investiga a complexa relação entre formigas e fungos. BIOTA, 2021. Disponível em: https://www.biota.org.br/projeto-internacional-investiga-a-complexa-relacao-entre-formigas-e-fungos/. Acesso em: 28 out. 2025.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP). Os segredos das formigas cultivadoras de fungos. BIOTA, 2022. Disponível em: https://www.biota.org.br/os-segredos-das-formigas-cultivadoras-de-fungos/. Acesso em: 28 out. 2025.

Sobre o autor: Jason Conti Forastieri, graduando de Ciências Biológicas/Licenciatura - UFU. Apaixonado por arte, entomologia, micologia e botânica.
Contato: jasonconti.minasbio@gmail.com










Comentários