top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Serviços ecossistêmicos e os benefícios para a sociedade

Atualizado: 1 de set. de 2021

Os serviços ecossistêmicos (SE) são os benefícios obtidos pelo homem a partir dos ecossistemas, como por exemplo, fornecimento de alimentos e regulação climática.


Quais são os serviços ecossistêmicos?


Segundo a Avaliação Ecossistêmica do Milênio da ONU de 2005 os SE podem ser classificados de quatro modos: serviços de provisão ou abastecimento, serviços de regularização, serviços de suporte e serviços culturais.



1. Serviços de provisão: são produtos que adquirimos dos ecossistemas como: fontes de energia, alimentos e medicamentos.


2. Serviços de suporte: são os necessários para produção dos outros serviços ecossistêmicos. Exemplos: ciclagem de nutrientes, formação do solo e produção de oxigênio.


3. Serviços culturais: incluem toda a diversidade cultural, uma vez que os ecossistemas influenciam na diversidade cultural como: ecoturismo e recreação.


4. Serviços de regulação: estão relacionados com as características regulatórias dos ecossistemas: regulação climática, manutenção da qualidade do ar, entre outros. Um exemplo de serviço de regulação é a polinização realizada pelas abelhas.




Dentre os seus benefícios destacam-se a produção de biocombustíveis, para a manutenção da biodiversidade e principalmente a produção de alimentos, que é a base da cadeia alimentar, sendo de extrema importância para os ecossistemas.


Você sabe a importância dos serviços ecossistêmicos para o bem-estar humano?


Antes de entender a importância dos SE para o bem-estar humano é necessário entender o que é o bem-estar humano. O bem-estar humano representa múltiplos constituintes que incluem o básico para uma vida boa, saúde, bem-estar físico, segurança e liberdade de escolha.


Entendido o conceito de bem-estar humano podemos agora entender a importância dos SE para o bem-estar humano.

Ainda não se tem uma relação linear entre o bem-estar humano e os serviços ecológicos, mas sabe-se que quando um serviço é abundante, representa um acréscimo no bem-estar humano, já quando algum serviço é escasso, reduz o bem-estar.

A degradação dos ecossistemas naturais e dos serviços por eles gerados provoca impactos no bem- estrar da população, o que evidencia a relação de dependência do homem com os serviços ecossistêmicos.


A imagem a seguir representa a relação dos serviços com o bem-estar.


Um exemplo de degradação do meio ambiente e sua influência no bem-estar humano são as alterações nos ciclos de fósforo, carbono e enxofre que causam chuvas ácidas, grande desenvolvimento de algas e morte de peixes, que em conjunto com outros fatores podem levar a alterações climáticas.




REFERÊNCIAS


ANDRADE, D.C e ROMEIRO, A.R. Serviços ecossistêmicos e sua importância para o sistema econômico e o bem-estar humano. IE/UNICAMP n. 155, fev. 2009. Disponível em: http://www.avesmarinhas.com.br/Servi%C3%A7os%20ecossist%C3%AAmicos%20e%20sua%20import%C3%A2ncia%20econ%C3%B4mica.pdf


ALCAMO, J. et al. Ecossistema e bem-estar humano: Estrutura para uma avaliação. World Resources Institute. Disponível em: https://www.millenniumassessment.org/documents/document.63.aspx.pdf


COSTA, F. A contribuição da natureza ao bem-estar humano. Outubro de 20015. Disponível em: http://www.p22on.com.br/2015/10/02/a-contribuicao-da-natureza-ao-bem-estar-humano/


FONSECA, V.Li e SILVA, P.N. Bees, ecosystem services and the Brazilian Forest Code. Biota Neotrop, vol. 10 No.4 Campinas Oct/Dec. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-06032010000400008&script=sci_arttext&tlng=pt

Fotos disponíveis em: https://pixabay.com/pt/.


 



Sobre a autora: Bethania Dias Barbosa, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado-UFU.

Contato: dias.bethania97@gmail.com @diasbethania_




 


3.234 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page