Herbário - importância científica e social
- minasbioconsultoria
- há 4 horas
- 3 min de leitura
A construção de uma coleção dentro de um herbário representa inúmeras possibilidades dentro de vários campos científicos; biologia, farmacologia, química, agronomia e engenharia ambiental. A preservação e manutenção desses espaços é essencial para atividades no ensino de botânica. As coleções mantidas podem ser utilizadas em diversos ciclos de aprendizagem.
O herbário é uma coleção de plantas para estudo, ou seja, é uma referência documentada da flora regional. As plantas armazenadas são submetidas a diversos processos, a partir da coleta, prensagem e costura para criação de uma exsicata. O armazenamento é realizado em locais indicados para cada tipo de material.
A exsicata consiste em um ramo com folhas, frutos e/ou flores colados em uma cartolina acompanhados de um voucher de identificação do Herbário. Esse registro da vegetação possibilita um estudo garantindo um recorte temporal considerando as alterações da flora com o decorrer do tempo. Os estudos revelam o impacto antropológico na recolonização do homem em certos ambientes. (DIAS; SILVA; et al., 2020)
O acervo presente dentro do herbário garante informações com o apoio de dados das coleções e são fundamentais para trabalhos de levantamento de espécies, revisão taxonômica e a presença de alterações morfológicas ao longo do tempo e suas relações com as mudanças antrópicas e climáticas. Além disso, os acervos possibilitam englobar uma grande diversidade de espécies, limitação que é tida em estudos de campo. (DIAS; SILVA; et al., 2020)
Na Universidade Federal de Uberlândia o herbário Herbarium Uberlandense (HUFU) foi instituído em 1981, possuindo mais de 74.000 amostras. É um patrimônio credenciado apresentando coletas de exemplares principalmente da Reserva Ecológica do Panga, Clube Caça e Pesca Itororó, Fazenda Experimental do Glória e Parque da Serra da Canastra, entre outros, abrangendo a municípios no entorno principalmente na flora da região de Minas Gerais e Goiás, localizado na região denominada Triângulo Mineiro, que liga Sudeste com Centro-Oeste. (ROMERO; OLIVEIRA, 2017)
O HUFU realiza diversas atividades além da manutenção das coleções, disponibilizando visitas monitoradas ao herbário, informações sobre técnicas de coletas, dinâmica e organização das coleções. O Herbário ainda desenvolve atividades como oficinas em Escolas do Ensino Médio e Fundamental, detalhando as etapas da coleta em campo. (ROMERO; OLIVEIRA, 2017)
Além disso, existem bancos de dados online que podem ser disponibilizados para acesso para democratização do conhecimento da flora apresentado em sites dos herbário com cadastro nacional e internacional, que reduz consequentemente o número de retiradas, propiciando novos estudos. (DIAS; SILVA; et al., 2020)
Portanto, as aplicações de uma coleção botânica geram o enriquecimento dos avanços científicos e sociais, ou seja, seus acervos devem ter um cuidado em preservá-los, o que torna imprescindível a divulgação dessas instituições filiadas a universidades como uma local de valor, assim aumentando sua prospecção para o público leigo e para discentes e docentes presentes nesses espaços.
Referências
ROMERO, Rosana; OLIVEIRA, Lilian Flávia Araújo. Herbário da Universidade Federal de Uberlândia (HUFU), Uberlândia, Minas Gerais. Redes de Herbários e Herbários Virtuais do Brasil 68º Congresso Nacional de Botânica UNISANTA Bioscience Vol. 6 nº 5 – Edição Especial (2017). Disponível em: https://periodicos.unisanta.br/BIO/article/view/379 Acesso em 2 de dez 2025.
DIAS, Kauê Nicolas Lindoso; SILVA, Ariade Nazaré Fontes; GUTERRES, Aryana Vasque Frota; LACERDA, Dinnie Michele Assunção; ALMEIDA JR., Eduardo Bezerra de. A importância dos Herbários na construção de conhecimentos sobre a diversidade vegetal. Revista Trópica - Ciências agrárias e biológicas, v. 11, n. 1, 28 Mai 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ccaatropica/article/view/11161. Acesso em: 7 dez 2025.

Sobre a autora: Anna Beatriz de Moura Santos, natural de Ouvidor-GO, gosta de Biologia Geral e Botânica e está se graduando em Licenciatura na Universidade Federal de Uberlândia.






