top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Répteis Como Animais De Estimação

Os répteis são animais fascinantes, que vem gerando cada vez mais interesse nas pessoas que procuram ter um como animal de estimação. Contudo, temos que levar em consideração que ter esses animais em casa demanda bastante cuidado e responsabilidade, começando por procurar um criador legalizado para realizar a compra do mesmo.


Fonte: Pixabay.

Obter répteis de forma ilegal é caracterizado como uma forma de crime ambiental, afinal, essa prática incentiva o tráfico de animais. Somente no Brasil, de acordo com o 1º Relatório Nacional de Tráfico de Animais, de 2002, foi revelado que, por ano, 38 milhões de animais silvestres são retirados da fauna brasileira.


Fonte: Pixabay.

Os répteis são animais excelentes para se ter de estimação, com vários benefícios para seus tutores. No entanto, é preciso comprar apenas animais legalizados e de vendedores licenciados, conforme defende a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).


O cuidado mais importante ao decidir adotar um réptil é garantir que ele terá um espaço adequado para a sua espécie e estilo de vida. Vale lembrar que ele deve ser espaçoso, pois seu pet crescerá conforme o tempo. É necessário lembrar que, além de necessitarem de um cuidado especial, eles têm um custo alto. A maioria deles precisa de ambientes adaptados, com temperatura controlada.


Fonte: Google Imagens.

No geral, devem ser fornecidos recursos como vegetação (real ou artificial), troncos ou galhos, pedras aquecidas, substrato, água limpa, lâmpada de aquecimento ou lâmpada que forneça raios ultravioletas. A temperatura é um dos pontos mais importantes, uma vez que répteis são animais ectotérmicos, isto é, ajustam sua temperatura corporal em função à temperatura externa do ambiente.


Vale lembrar que não são animais amistosos. Se você está buscando por pets receptivos, talvez os répteis de estimação não sejam os mais indicados. Eles não estarão a todo momento ao seu lado, não pedirão por carinho ou mesmo poderão passear com você no parque.


Fonte: Pixabay.

Para adotar um animal exótico, é imprescindível que você os adote de forma legalizada. Para comprovar que seu pet nasceu em um cativeiro registrado pelo IBAMA e não foi retirado da natureza, você deve exigir sempre a Nota Fiscal. Ela traz informações sobre o animal e algumas especificações técnicas.


Os répteis de estimação legalizados pelo IBAMA precisam ter, obrigatoriamente, um microchip. Dispositivo que tem como função identificá-los e rastreá-los. Em casa, o tutor deve pesquisar mais sobre sua biologia e seus requisitos.


Por lei, as espécies que podem ser comercializadas são as serpentes, como jiboias (Boa constrictor), salamantas (Epicrates cenchria), suaçuboias (Corallus hortulanus) e piriquitamboias (Corallus caninus); os lagartos, como teiús (Salvator merianae) e iguanas verdes (Iguana iguana); e quelônios como jabutis (Chelonoides carbonaria) e tigres d’água (Trachemys dorbigni).


Fonte: Google Imagens.

Lembre-se de que ter um animal em casa é uma fonte de diversão, mas também uma grande responsabilidade.


Gostou do texto? Conta pra gente aqui nos comentários, compartilhe e continue acompanhando o blog! Acompanhe também nosso Instagram (@minasbio)!




REFERÊNCIAS:


QUAIS SÃO OS RÉPTEIS QUE PODEMOS TER EM CASA: VEJA OPÇÕES Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/e-o-bicho/quais-sao-os-repteis-que-podemos-ter-em-casa-veja-opcoes. Acesso em: 11 de ago. 2022.


5 RÉPTEIS DOMESTICOS PARA TER COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO Disponível em: https://meusanimais.com.br/cinco-repteis-domesticos-animal-de-estimacao/. Acesso em: 11 de ago. 2022.


COMO ADQUIRIR UM RÉPTIL LEGALMENTE? Disponível em: http://portalmelhoresamigos.com.br/como-adquirir-um-reptil-legalmente/. Acesso em: 14 de ago. 2022.


 

Sobre o autor: Thiago César Barcelos, graduando em Ciências Biológicas / Bacharel – UFU, completamente apaixonado por repteis em geral, acha a natureza perfeita.



 


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page