top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Orca: Baleia Ou Golfinho?

  • Ordem dos Cetáceos

Fonte: Pixabay.

Inicialmente, iremos explicar sobre essa ordem maravilhosa chamada "Cetáceos". Sendo classificado como um grupo de mamíferos marinhos hidrodinâmicos, e dividido entre duas subordens odontocetos e misticetos, esta ordem está muito bem representada pelas baleias, golfinhos, belugas, botos, narval e outros. Com isso, podemos observar que eles têm uma certa semelhança física, propiciando algumas confusões na hora de classificar os animais.


  • Curiosidades


Este grupo é exclusivamente aquático, com um corpo fusiforme (forma de fuso, ou seja, alongado e com as extremidades mais estreitas que o centro). Seus membros anteriores foram transformados em nadadeiras (e não barbatanas) peitorais, e com uma nadadeira caudal horizontal que propulsiona estes animais na água.



Fonte: Pixabay.

  • Como diferenciar?


Visualmente podemos destacar duas características que nos auxiliam na diferenciação:


1: Os golfinhos (Odontocetos) apresentam dentes para a captura de seu alimento. Já as baleias (Misticetos), possuem "barbas/barbatanas" (fibras/placas de queratinas) utilizadas para filtração da água e retenção de pequenos alimentos (ex.: krill, pequeno crustáceo, parecido com um camarão).


2: As baleias possuem dois orifícios destinados para respiração, chamado de espiráculo, localizados no seu dorso anterior. Os golfinhos possuem um único orifício, também localizado na mesma região que as baleias.


Fonte: Pixabay.

  • Respostas sobre as orcas


Me responda você, a Orca então é baleia ou golfinho?


Com essas informações acima, podemos então desmistificar que a tão famosa "Orca: a baleia assassina", na verdade é da família dos golfinhos. Observando que as orcas possuem dentes e apenas um orifício de respiração, descartamos a possibilidade de ela ser uma baleia e afirmarmos que ela seja um Cetáceo, da subordem dos Odontocetos, e da família dos golfinhos, não é mesmo?


  • Curiosidade sobre as orcas


Bom, agora que sabemos que as famosas orcas não são baleias, podemos destacar algumas curiosidades sobre elas.

  1. Você sabia que nunca foi registrado um ataque a qualquer ser humano em mar aberto?

  2. Orcas podem se adaptar a qualquer clima. Podemos encontrá-las tanto em águas quentes equatoriais quanto nas águas geladas das regiões polares.

  3. As orcas são predadores de topo na cadeia alimentar. Tirando os humanos, nenhum outro animal caça as “baleias-assassinas” .

E então, você já sabia dessas curiosidades e desta diferença entre baleias e golfinhos?


Fonte: Pixabay.

Gostou do texto? Conta pra gente aqui nos comentários, compartilhe e continue acompanhando o blog! Acompanhe também nosso Instagram (@minasbio)!



REFERÊNCIAS:



CETÁCEOS / PCCB-UERN. Cetáceos. Disponível em: <https://www.pccbuern.org/cetaceos#:~:text=Os%20cet%C3%A1ceos%20s%C3%A3o%20um%20dos,todos%20os%20mares%20do%20planeta>. Acesso em: 20 de abril de 2022.


COMUNICAÇÃO BACIA DE SANTOS, Petrobras. A orca é uma baleia ou um golfinho? Disponível em: <https://comunicabaciadesantos.petrobras.com.br/noticia/a-orca-e-uma-baleia-ou-um-golfinho.html#:~:text=Na%20vida%20real%2C%20ela%20%C3%A9,at%C3%A9%209%20metros%20de%20comprimento>. Acesso em: 20 de abril de 2022.

ELLIFF, Carla. Bate papo com Netuno. Baleias ou Golfinhos? Disponível em: <https://www.batepapocomnetuno.com/post/baleias-ou-golfinhos>. Acesso em: 20 de abril de 2022.


LABCMA. Caracterização geral dos cetáceos. Disponível em: <https://sotalia.com.br/index.php/inicio/14-portugues/educativo/fique-por-dentro/66-caracterizacao-geral-dos-cetaceos>. Acesso em: 20 de junho de 2022.


SÓ BIOLOGIA. 5 fatos e curiosidades sobre as orcas, as "baleias-assassinas". Disponível em: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/5_fatos_e_curiosidades_sobre_as_orcas.php#:~:text=Apesar%20de%20chamarmos%20as%20orcas,marinhos%2C%20como%20focas%20e%20dugongos.>. Acesso em: 20 de junho de 2022.



 

Sobre a autora: Vitória Luiza, graduanda em Ciências Biológicas/Licenciatura-UFU. Gosta bastante de ensinar, apaixonada em zoologia e amante de laboratórios.


Contato: vitorialuiza.minasbio@gmail.com

 






466 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page