top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Mudas e plantas para se ter em casa

Quem não ama uma plantinha, não é mesmo? Mas as plantas além de serem um lindo decorativo para a sua casa elas também trazem muitos benefícios. Elas equilibram a umidade do ambiente, limpam o ar, ajudam a relaxar o corpo e, além disso, podem ser uma grande aliada para a saúde mental nesse momento pandêmico em que estamos vivendo.


Fonte: Pinterest

Devido à pandemia do Covid-19, muitas pessoas mudaram o seu ambiente de trabalho, a maioria dos brasileiros estão trabalhando em home office e você sabia que ter plantas em casa pode te ajudar na sua produtividade? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, no ano de 2014, descobriu que um ambiente de trabalho decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade do funcionário.


Ao contrário do que muitos pensam, existem plantas que são perfeitas para decorar ambientes internos e que não necessitam de muitos cuidados como regar todos os dias e tomar sol frequente. A seguir, selecionamos algumas plantas para ter em casa bastante charmosas e fáceis de cuidar:


Plantas para se ter na cozinha:


1. Suculentas

Charmosas e muito adaptáveis, a suculenta é uma ótima opção de decoração com plantas para cozinha. Conhecidas por armazenarem água em seu interior, as suculentas não precisam de regas tão frequentes, o que dá a elas uma resistência extra.


É importante que a suculenta receba bastante iluminação, mesmo que indireta. Regando a plantinha uma vez a cada 15 dias, ela ficará contente e retribuirá com belas folhas verdes!


Fonte: Elo7

2. Manjericão (Ocimum basilicum L.)

Além de ser ótimo para usar como tempero, o manjericão também é perfeito para se ter em ambientes como a cozinha em um espaço bem iluminado, de preferência com iluminação direta, o manjericão poderá produzir todos os seus nutrientes.


Quanto à rega, deve ser realizada diariamente ou a cada dois dias, dependendo das temperaturas. A dica é verificar sempre se a terra está úmida.


Fonte: Hortas.info

3. Cebolinha (Allium schoenoprasum)

Além de muita iluminação, a cebolinha também precisa do calorzinho da luz solar. Nesse caso, é recomendado que ela esteja disposta em locais que recebem luz direta. E, como gosta de um ambiente úmido, precisa de regas regulares — uma vez a cada dois dias deve ser o suficiente.

Na dúvida, observe se o solo está muito seco. Um cuidado na hora de colher sua erva: as folhas devem ser cortadas bem próximo à base, mas sem remover a raiz da terra. Assim, novas folhas poderão crescer e temperar suas criações culinárias.


Fonte: Pinterest

Plantas para se ter na sala:


1. Espada de São Jorge (Dracaena trifasciata)

A Espada de São Jorge além de linda carrega uma mitologia. Algumas pessoas acreditam que a planta fornece proteção para o ambiente em que está, afastando o mau olhado e a inveja.

Justamente por isso existe o costume de manter a planta sempre próxima à porta da residência, para afastar energias ruins. Falando de características mais científicas, a Espada de São Jorge é comprovadamente uma planta que purifica o ar e filtra os poluentes do ambiente.

Fonte: Pinterest

2. Cactos

De beleza exótica e rústica, os cactos, de modo geral, são plantas fáceis de cultivar e ideais para apartamentos. Só que atenção: os cactos precisam de luz direta do sol, ao menos três vezes por semana. Por isso, a dica é cultivá-los na varanda do apartamento ou próximos a janelas.

As regas devem ser mínimas, já que essa é uma planta de clima desértico. A recomendação é regá-los uma vez por semana no verão e uma vez por mês nos meses de inverno.

Fonte: Cactos Voice


3. Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii)

Cultivada em ambientes fechados como residências ou escritórios, o lírio é uma planta que não exige tantos cuidados e não precisa de muita luz. Além de ser um exemplar que traz muita beleza para o lugar em que é colocada. Apesar disso, pode ser colocada também em ambientes externos.

Foto: Pinterest

E por último mas não menos importante, temos as hortas verticais, que além de serem fáceis de cultivar, são uma linda decoração para ambientes externos e sacadas. A horta vertical ou horta suspensa é uma técnica de jardinagem que permite plantas, hortaliças e ervas crescerem verticalmente e serem penduradas em suportes longe do chão, como paredes e muros.

A intenção é que qualquer um possa ter seu jardim particular em casa, e que, além de produzir seus próprios alimentos e temperos fresquinhos, seja possível tornar o ambiente mais alegre e bonito.

Fonte: Pinterest

A MinasBio realiza o serviço com hortas verticais! Ficou interessado? Entre em contato conosco!


Gostou do nosso texto? Você tem plantas dentro de casa? Conta pra gente nos comentários!


REFERÊNCIAS:

Plantas para cozinha: 8 espécies para um ambiente elegante. Disponível em:<https://www.petz.com.br/blog/plantas/plantas-para-cozinha/> Acesso em: 4 mai. 2021.

Confira como utilizar plantas em ambientes fechados. Disponível em: <https://www.imovelweb.com.br/noticias/paisagismo/confira-como-utilizar-plantas-em-ambientes-fechados/> Acesso em: 4 mai. 2021.

Plantas para apartamento: tipos e espécies mais adequadas. Disponível em: <https://www.decorfacil.com/plantas-para-apartamento/> Acesso em: 4 mai. 2021.

Benefícios de ter uma planta em casa durante o isolamento social. Disponível em: <https://falauniversidades.com.br/beneficios-de-ter-uma-planta-em-casa-durante-o-isolamento-social/> Acesso em: 4 mai. 2021.


 

Sobre a autora: Júlia Ribeiro Inocêncio, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado-UFU, amante do mar e de música e apaixonada pela biologia.

Contato: juliaribeiroinocencio@gmail.com


 



483 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page