top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Monitoramento de Fauna


Foto: fapeam.am.gov.br

As campanhas para o monitoramento de fauna são exigidas pelos órgãos ambientais fiscalizadores, normatizado pelo IBAMA por meio da Instrução Normativa n°08/2017. Tendo como objetivo entender as influências dos principais impactos que um empreendimento potencialmente poluidor pode gerar no ecossistema. Por meio disso, se torna possível qualificar e compreender as mudanças que sofreram as comunidades da fauna estudada, e assim planejar medidas mitigatórias ou compensatórias.


Os grupos que são mais comumente monitorados são:



Foto: WikiAves


Foto: jornal.usp.br


Foto: meioambiente.culturamix.com


Foto: Vitor Egêa


Tais grupos são mais monitorados devido algumas espécies serem bioindicadores. Aqui temos um texto do BLOG que fala um pouco sobre as aves como bioindicadores. Cada grupo possui sua técnica específica para ser monitorado, e podemos explanar em outro texto!


Super bacana sabermos como funciona o monitoramento ambiental, mas você deve estar se perguntando “Em quais empreendimentos são necessários este tipo de atividade?”


Bom, isso pode variar de estado para estado, pois cada um possui uma lista de empreendimentos que necessitam do licenciamento ambiental. Porém, existem alguns empreendimentos que vão sempre precisar, como:

  • Hidroelétricas

  • Pequenas Centrais Hidroelétricas

  • Linhas de Transmissão

  • Licença para o EIA/Rima


Quer saber mais sobre o assunto?! Acompanhe nosso blog e fique por dentro dos assuntos relacionados à consultoria ambiental.



REFERÊNCIAS:


Instrução Normativa 146, de 10 de janeiro de 2007. Ibama, 2021. Disponível em: (http://www.ibama.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&legislacao=113065). Acesso em: 12 de setembro de 2021.


COPEL, Companhia Paranaense de Energia. Programa de monitoramento da fauna UHE Colíder - 300 MW. Mato Grosso, 2016



 

Sobre o autor: Vitor Alamino Egêa, graduando em Ciências Biológicas/Licenciatura- UFU. Gostaria de trabalhar como consultor ambiental após se formar na faculdade, ama ficar no meio da natureza.


Contato: vitoregea.minasbio@gmail.com @BiologoEgea


 

77 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page