As Polícias Militares Ambientais estão presentes em 26 dos 27 estados que compõem a República Federativa do Brasil e possuem um trabalho importantíssimo perante à preservação e conservação da Biodiversidade e da Ecologia presentes no país. Somando a força de todos esses estados tem-se mais de 10.000 agentes trabalhando e garantindo que essa riqueza não se perca.
Para entendermos o motivo de precisarmos dessas forças policiais, temos que rever o que temos no Brasil, biologicamente e geograficamente falando. No Brasil possuímos diversos biomas importantíssimos e que precisam de bastante atenção para não os perdermos, esses são: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Zona Costeira e Pantanal. Esses biomas abrigam faunas e floras riquíssimas, cheios de Anfíbios, Vertebrados, Insetos e Plantas.
Fonte: IBGE
Depois de revisarmos esses importantes conceitos sobre nossa biodiversidade, devemos nos atentar que há uma certa necessidade de preservarmos e conservarmos as espécies e as interações existentes entre elas, a fim de manter um planeta Terra mais saudável. E é nessa que a Polícia Militar Ambiental entra, e as áreas de atuação dessa organização consistem em:
Fiscalizar: as explorações florestais; o transporte de produtos e subprodutos florestais; o transporte e o comércio de pescados; o transporte e o comércio de plantas vivas, procedentes de florestas; os desmatamentos e queimadas; os criadouros de animais silvestres; as atividades de pisciculturas.
Reprimir atividades poluidoras do Meio Ambiente;
Implementar atividades de Educação Ambiental;
Cooperar com as Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, fornecendo relatórios e laudos necessários para dar início à ação penal e civil de reparação de danos ao meio ambiente.
A Polícia Militar Ambiental não trabalha sozinha, essa organização trabalha de forma conjunta com Universidades, IBAMA, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, ONGs e outras instituições. E segundo eles, é essa união que possibilita uma melhor fiscalização e preservação.
Podemos ver que essa Força Policial é de bastante importância para nosso país e já contribuiu para diversas reduções de maus efeitos para o Meio Ambiente, como maior controle do Desmatamento, maior controle das caças, maior controle das mortes de animais, apoios para diversas pesquisas científicas, entre outras.
REFERÊNCIAS
Sobre o autor: Virgilio Teixeira Carrijo, graduando em Ciências Biológicas/Bacharelado - UFU. Ama Biologia Aquática e nos tempos livres toca violão e violino.
Contato: virgiliocarrijo@gmail.com @virgilio_tc
Admirável o trabalho da Policia Militar Ambiental nesses casos, pois é sempre necessário que haja uma rigorosa fiscalização para continuar a conservação, preservação e contribuindo com o equilíbrio em nossos biomas, fauna e flora que agregam tanto a todos nós. É de grande importância que esses profissionais contam com o auxilio de ONGs, IBAMA, dentre outras instituições que tanto contribuem com a proteção de nossos ecossistemas.
Muito bem retratado o excelentíssimo trabalho desses profissionais! Precisamos lembrar que são eles quem colocam em prática a luta contra a exploração ambiental. Um grande problema atual é o tráfico de animais ilegais, grande maioria aves e primatas, que sofrem com a crueldade, visto que as estimativas apontam que 9 a cada 10 animais morrem pelo tráfico. O papel da polícia ambiental em casos como esses são fundamentais para a preservação das espécies.
Policia ambiental de Minas não alisa não. Eu já vi em ação e são muito bons na prevenção e repressão da poluição do meio ambiente.