Buscar
  • minasbioconsultoria

DIA DO CAMPO

Você sabia que no dia 5 de maio é comemorado o dia do campo?


Algumas pessoas podem confundir o dia do campo com o dia do campo limpo. Enquanto o primeiro é comemorado no dia 5 de maio, o dia do campo limpo é comemorado no dia 18 de agosto.

Pois é, o dia do campo tem como objetivo promover a conscientização da sociedade sobre a enorme importância do campo para a economia, meio ambiente e para a população, além de incentivar o uso consciente e sustentável para pessoas e empresas, que trabalham direta ou indiretamente com o campo, sendo as principais atividades realizadas a agricultura e a pecuária.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015, 15,28% da população brasileira vive em áreas rurais. O deslocamento do homem para áreas urbanas ainda continua, porém em percentuais menores do que os vistos no intenso processo de êxodo rural nas décadas de 1970 e 1980. No Brasil, as regiões que possuem maior percentual de população rural são o Norte e o Nordeste. Já a região Sudeste é a que possui a menor quantidade percentual..

OBS: No gráfico abaixo, demonstra a população urbana, com aproximação de 84,72% para 85%


A ONU está prestando atenção nas pessoas do campo


A Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com o economista regional do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, defende o protagonismo de agricultores familiares para transformar a vida no campo como forma de alcançar as metas de desenvolvimento sustentável da organização, que estão na Agenda 2030 da ONU.

Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no qual se pauta a Agenda 2030, alguns possíveis objetivos que podem ser inferir diretamente ao campo são os que abordam o fim da pobreza e da fome, a eliminação da violência contra as mulheres, a adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo e o combate às mudanças climáticas.

Para acessar a AGENDA 2030, visite a Agenda 2030 e saiba mais sobre essa importância Agenda da ONU.

Crédito da arte: Ken Robinson/Global Goals


Como está o campo?


Atualmente, o campo se encontra em duas faces. A primeira é do setor agrícola que é altamente competitivo, focando em exportações e tecnologias qualificadas, com diversos incentivos do Governo. A outra face é da agricultura familiar, que realmente alimenta grande parte da população e que carece de acesso à tecnologia e apoio financeiro, ocupando as terras de pior qualidades.

Sendo assim, o dia do campo vem para lembrar que não é apenas a realidade que vemos no supermercado e nas exportações. Temos também que lembrar da população que vive no campo como forma de sustento.


60 visualizações4 comentários