Amazônia abriga cerca de 7% da superfície total do planeta e possui cerca de 50% da biodiversidade mundial. Devido a isso, muitos acreditavam que a Amazônia era o pulmão “invertido” do mundo, porém essa afirmação é certamente fruto de uma licença poética para afirmar que a Amazônia é extremamente vital para a humanidade.
Os verdadeiros pulmões do mundo são as algas marinhas pois produzem mais oxigênio para a fotossíntese do que precisam na respiração, e o excesso é liberado no ambiente.
Amazônia
O avanço da destruição da Floresta Amazônica é uma ameaça à biodiversidade do planeta. A Amazônia é o maior bioma do Brasil: num território de 4,196.943 milhões de km² (IBGE,2004), e sua bacia hidrográfica é a maior do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes, entretanto é errado dizer que a Amazônia é o pulmão do mundo pois a maior parte dos gases que ela produz é consumido por ela mesmo, com isso, é liberado muito menos oxigênio em relação às algas.
Mas por que pulmão “invertido”? O pulmão transforma oxigênio em gás carbônico, ao contrário da Amazônia que por meio da fotossíntese de sua vegetação, captura gás carbônico da atmosfera e transforma em oxigênio. Apesar da Amazônia não ser considerada o pulmão do mundo, ela é de extrema importância para a humanidade. Seus rios respondem a quase um quinto da água doce que desagua nos oceanos e a umidade de parte da Bacia Amazônica atinge e regula o clima de países como a Argentina e Uruguai.
Além disso, a Floresta Amazônica é fundamental para impedir o avanço das mudanças climáticas, por isso, os desmatamentos e as queimadas que estão acontecendo lá são tão preocupantes, pois estão causando danos irreversíveis.
Imagem: Floresta Amazônica, por Marcia Sousa
Oceanos
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Florestas, as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo e os mares funcionam como reguladores do clima no planeta, por isso eles são considerados os pulmões do mundo. Sem os oceanos, a temperatura terrestre poderia ultrapassar os 100ºC, o que inviabilizaria a vida no planeta.
Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra e contém 97% da água do planeta. As primeiras formas de vida se desenvolveram no oceano e ainda é o oceano que permite que a Terra seja habitável devido aos seus organismos fotossintetizantes que liberam oxigênio na atmosfera, influenciando diretamente nas mudanças climáticas e funções meteorológicas.
Mas como as algas marinhas produzem oxigênio? As algas são organismos fotossintetizantes e, em resumo, no processo de fotossíntese ocorre três principais fatores: a captura de gás carbônico atmosférico, a renovação de oxigênio atmosférico e a condução do fluxo de matéria e energia nos ecossistemas.
Imagem: Floresta de algas marinhas em Kelps, Califórnia (Floresta de Kelps), por Adriana Russo.
Gostou de saber mais sobre esse tema? Deixe um comentário pra gente, e continue nos seguindo para ficar por dentro de assuntos atuais que são muito importantes e interessantes!
REFERÊNCIAS:
CONEXÃO PLANETA, A Amazônia é o pulmão do mundo? Disponível em: https://conexaoplaneta.com.br/blog/a-amazonia-e-o-pulmao-do-mundo/#:~:text=Mas%20o%20fato%20%C3%A9%20que,%C3%A9%20o%20pul m%C3%A3o%20do%20mundo.&text=Os%20verdadeiros%20pulm%C3%B5es%
20do%20mundo,%C3%A9%20liberado%20para%20o%20ambiente. Acesso em: 21 set. 2020.
EDUCAÇÃO >VOCÊ SABIA?, A Floresta Amazônia pode ser considerada o pulmão do mundo? Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/a-floresta -amazonica-pode-ser-considerada-o-pulmao-do mundo,1238c087e60ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 21 set. 2020.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Amazônia. Disponível em: https://www.mma.gov.br/biomas/amaz%C3%B4nia. Acesso em: 21 set. 2020. MY PLANET, Fonte de vida. Disponível em: https://myplanet.pt/reportagens/fonte-de-vida-planeta-oceanos-agua/. Acesso em: 22 set. 2020.
MY PLANET, Fonte de vida. Disponível em: https://myplanet.pt/reportagens/fonte-de-vida-planeta-oceanos-agua/. Acesso em: 22 set. 2020.
Sobre a autora: Júlia Ribeiro Inocêncio, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado-UFU, amante do mar e de música e apaixonada pela biologia.
Contato: juliaribeiroinocencio@gmail.com
Amei a informação que eu ja sabia, mas a Julia explicou cientificamente de uma forma compreensível obrigado por compartilhar o saber
A educação é fundamental para podermos reverter a destruição dos ecossistemas.
A mentalidade dos governantes tem que ser mudada, caso não seja mudada vamos perecer.
#JúliaRibeiroInocêncio deveria ver mais vídeos do Professor Ricardo Felicio. Vai uma dica: https://www.youtube.com/watch?v=MhCC7Mp-x4E
Não é bem assim. O ser humano é pequeno demais para controlar o fluxo de energia e massa do planeta, então afirmar que a Amazônia é vital para "impedir os avanços das mudanças climáticas" não é bem a verdade.
É muito bom saber que devemos cuidar dos oceanos,mas não devemos minimizar o problema do desmatamento pq ele altera o clima e com isso interfere também na temperatura e volume de água dos oceanos...muito boa matéria!
Temos que refletir o que estamos fazendo com nossas florestas e nossos oceanos!