top of page

Joaninhas no Controle Biológico: Aliadas Naturais no Combate a Pragas

  • Foto do escritor: minasbioconsultoria
    minasbioconsultoria
  • 15 de ago.
  • 3 min de leitura

Você sabia que as joaninhas, embora pareçam fofas e inofensivas, são ótimas agentes de controle biológico, além de serem companhias maravilhosas para nossas plantinhas? O controle biológico tem como objetivo realizar o controle de pragas agrícolas através da utilização de seus inimigos naturais, podendo ser microorganismos (fungos, vírus e bactérias), organismos parasitoides ou outros insetos predadores, como as joaninhas.

 

Elas pertencem à família Coccinellidae, uma das maiores famílias da ordem Coleoptera, existindo em torno de 5000 espécies. Elas possuem metamorfose completa, passando pela fase de ovo, larva, pupa e adulto, cuja duração varia de acordo com a espécie e as condições ambientais em que vivem. A maioria delas é predadora e apresenta essa característica tanto na fase larval quanto na adulta.


Imagem de Myriams-Fotos por Pixabay
Imagem de Myriams-Fotos por Pixabay

Esses insetos são muito admirados pelas pessoas em geral devido aos seus diferentes padrões de coloração, mas também se destacam como predadores de pragas que causam danos aos ambientes agrícolas, como pulgões, cochonilhas, cigarrinhas e ácaros. Devido a essa predação, as joaninhas se tornaram grandes aliadas no combate a insetos-praga nas lavouras.

 

Segundo o Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a joaninha Cryptolaemus montrouzieri é uma das principais predadoras, sendo inimiga natural da cochonilha-rosada, praga que ataca mais de 200 espécies vegetais. Atualmente, já existem biofábricas e empresas privadas que realizam a multiplicação e comercialização de joaninhas para que possam ser liberadas no campo. Porém,  também existem maneiras de atrair esses insetos apenas mantendo o ambiente adequado para sua proliferação, como o cultivo de plantas que produzem pólen, já que além de se alimentarem dos insetos-praga (sua principal fonte de proteínas), na fase adulta elas também se alimentam de pólen e néctar.


Imagem de Myriams-Fotos por Pixabay
Imagem de Myriams-Fotos por Pixabay

Para que possa haver sucesso no controle de pragas através desses insetos predadores, é de extrema importância que não haja a utilização de pesticidas, pois pode causar dano às joaninhas, além de tornar os intrusos ainda mais resistentes. Em um estudo realizado dentro da área de uma escola estadual localizada na cidade de Palmeira das Missões (RS), que tinha como objetivo avaliar o potencial desses insetos como alternativa ao uso intensivo de agrotóxico, foram utilizadas três espécies de joaninhas da família Coccinellidae: Cycloneda sanguinea, Eriopis connexa e Hippodamia convergens, selecionadas por ocorrerem com maior frequência na região. A conclusão foi que houve maior predação dos pulgões pelas joaninhas, com exceção das áreas tratadas com agrotóxicos, onde houve redução da população de joaninhas e maior infestação de pulgões.

 

Portanto, torna-se evidente que a utilização das joaninhas em ambientes agrícolas traria grandes benefícios, sendo capaz de substituir a utilização de agrotóxicos nas lavouras. Isso causaria menos impactos ambientais, protegeria a biodiversidade, preservaria  os polinizadores, tornaria os produtos mais saudáveis e com menos agentes defensivos, sendo mais seguro e viável ao produtor rural.

 

 



REFERÊNCIA:

 

GUERREIRO, J. C. A importância das joaninhas no controle biológico de pragas no Brasil e no mundo. Terra – Habitats Urbanos e Rurais, São Paulo, ed. 5, jun. 2004. Disponível em: https://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/6xRKHS59mQ0AipM_2013-4-26-14-30-29.pdf

Acesso em: 12 ago. 2025

 

 

ARAÚJO-SIQUEIRA, Marileusa; ALMEIDA, Lúcia Massutti de. Comportamento e ciclo de vida de Epilachna vigintioctopunctata (Fabricius)... Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 21, n. 3, p. 543-550, set. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbzool/a/z84Qcfkyr8xD4Pw3Q4M3BzL/?format=pdf&lang=pt

Acesso em: 12 ago. 2025

 

 

 

JUNIOR, F. et al. UTILIZAÇÃO DE JOANINHAS NO CONTROLE BIOLÓGICO DE PULGÕES das Missões -RS, Brasil. Alunos Técnicos em Agropecuária formados pela Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato -Centro Estadual de Referência em Educação Profissional. * Professor orientador. v. 01, p. 1, 2013.

Acesso em: 12 ago. 2025

 

 

EMBRAPA. Joaninha é indicada para controle biológico de pragas. Agroecologia e produção orgânica. 28 jun. 2016. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/13902532/joaninha-e-indicada-para-controle-biologico-de-pragas . Acesso em: 13 ago. 2025.‌

 

CI ORGÂNICOS. Troque os pesticidas por joaninhas. São Paulo: Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), 11 jun. 2021. Disponível em: https://ciorganicos.com.br/inteligencia/troque-os-pesticidas-por-joaninhas/. Acesso em: 13 ago. 2025.





ree

Sobre o autor: Samuel de Paula, graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura pela UFU. Apaixonado por música, arte e pela natureza. Tem interesse nas áreas da ecologia e educação ambiental.

 

 
 
 

Comentários


minasbio 1.png
bottom of page