Buscar
  • minasbioconsultoria

Conhecendo as frutas do Cerrado

O que é o Cerrado?


O Cerrado é um dos biomas do Brasil e é considerado o segundo maior, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. Ocupa regiões dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Tocantins, e Goiás. No que diz respeito à sua vegetação, é marcado principalmente por árvores de galhos retorcidos e clima bem definido, com uma estação chuvosa e outra seca. Entre tantas características únicas, podemos destacar as frutas do cerrado, que são simplesmente lindas e ainda carregam consigo sabores fortes e inconfundíveis.


Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND. Cerrado brasileiro.

O que é uma fruta?


Fruta é um termo popular usado geralmente para identificar um fruto comestível e de sabor adocicado. Esse termo, que não possui valor botânico, é utilizado também para identificar estruturas que não são consideradas frutos verdadeiros, como é o caso do morango, mas que apresentam características de fruta. As frutas são utilizadas pelo homem de diferentes maneiras, podendo ser consumidas, por exemplo, in natura, secas e na forma de sucos, geleias e doces.


Frutas do Cerrado


Entre tantas frutas já conhecidas no Cerrado como o pequi, o baru, o araticum e o buriti, algumas delas ainda permanecem desconhecidas por muitas pessoas, mas que ainda assim vale muito apena conhecê-las. Com isso, mostraremos algumas dessas frutas e dentre elas podemos citar:


1. Cagaita


Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC

É uma fruta com a casca amarela esverdeada e polpa suculenta e ácida, o que lhe garante um sabor um pouco azedo. Rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e niacina, pode ser encontrada nos estados de Goiás, Bahia e Minas Gerais. Pode ser consumida naturalmente.


2.Bacupari-do-cerrado


Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC

É uma fruta muito apreciada, mas que é conhecida por poucos. Ela é nativa do vale do são Francisco, do pantanal e do planalto central. É uma fruta que se destaca por sua polpa consistente, mas com um sabor bem adocicado.


3- Pêra-do-cerrado


Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC

Conhecida também como Pêra-do-campo, perinha-do-campo, cabacinha-do-campo ou simplesmente cabacinha, ela se destaca como sendo uma das maiores frutas do cerrado, podendo pesar entre 60 e 90 gramas. Sua casca é bem fininha e a polpa possui um sabor bastante característico, já que é doce e ao mesmo tempo tem um toque azedo.


4- Uvaia


Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND

Também conhecida como uvaieira, uaieira, ubaia e uvalha. O fruto possui a polpa muito delicada, com a casca bem fina, de um amarelo-ouro ligeiramente aveludado e se caracteriza por ter um alto teor de vitamina C. Cerca de quatro vezes mais do que a laranja!


5- Pitomba


Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA

É uma espécie presente em 4 dos biomas brasileiros (Caatinga, Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado). É conhecida também como olho de boi, pitomba da mata e pitomba de macaco. A fruta possui uma casca dura, porém é bem fácil de ser aberta. Possui uma polpa bem suculenta e doce.

Com isso, o intuito desse texto foi mostrar algumas das frutas presentes no Cerrado brasileiro que ainda passam despercebidas pela grande maioria da população residente nessa região. Portanto, devemos salientar e promover a importância delas e mostrar a grande diversidade das frutas brasileira.



REFERÊNCIAS

PITOMBA. Cerratinga. Disponível em: http://www.cerratinga.org.br/pitomba/. Acesso em: 18 maio 2020.


GONÇALVES, Isabela. FRUTAS DO CERRADO: 13 DELÍCIAS QUE VOCÊ PRECISA EXPERIMENTAR, 2019. Disponível em: https://diaonline.ig.com.br/2019/01/07/frutas-do-cerrado-13-delicias-que-voce-precisa-experimentar/?utm_source=Isabela+Gon%C3%A7alves&utm_campaign=diaonline-author. Acesso em: 18 maio 2020.


12 FRUTAS TÍPICAS DO CERRADO BRASILEIRO. do BOL, 2018. Disponível em: https://www.bol.uol.com.br/listas/12-frutas-tipicas-do-cerrado-brasileiro.htm. Acesso em: 18 maio 2020.


11 FRUTAS DO CERRADO QUE TODO MUNDO DEVERIA CONHECER. Curtamais, 2017. Disponível em: https://www.curtamais.com.br/goiania/11-frutas-do-cerrado-que-todo-mundo-deveria-conhecer. Acesso em: 18 maio 2020.


O BIOMA CERRADO. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://www.mma.gov.br/biomas/cerrado. Acesso em 27 maio 2020.


FRUTAS. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas. Acesso em: 27 maio 2020.

46 visualizações1 comentário