Buscar
  • minasbioconsultoria

A Importância Do Enriquecimento Ambiental Para Vida Animal


Fonte: Academia da Conservação.

Todo animal possui seu habitat natural, ou seja, o ambiente onde ele encontra recursos e condições necessárias que possibilitam a sua sobrevivência e seu desenvolvimento. Com isso, conhecer sobre onde as espécies vivem e como se relacionam com o meio e entre si possibilita ao homem um grande entendimento sobre o modo de vida dos seres na natureza.


Isso facilita a construção de ambientes projetados pelo homem, com intuito de proporcionar a esses seres um local mais próximo do encontrado por eles na natureza. Eles são chamados de habitats artificiais. Um exemplo disso são os zoológicos.


Para facilitar a adaptação da espécie transferida para um habitat artificial, entram em ação técnicas de enriquecimento ambiental que possibilitam situações e estímulos, com intuito delas expressarem comportamentos naturais e típicos que adotariam no seu habitat de origem.


A aplicação do enriquecimento ambiental melhora, portanto, a qualidade de vida do animal, já que oferece oportunidades de escolhas que desenvolvem os instintos e o comportamento da espécie, tal como ocorreria no seu habitat natural. Logo, cria-se ali um ambiente lúdico recheado de desafios físicos e mentais similares aos encontrados na natureza.


Assim, o enriquecimento ambiental deve levar em consideração os hábitos da espécie no seu habitat natural, tentando trazer os desafios presentes na natureza em cada técnica adotada e levando em consideração os diferentes nichos ecológicos de cada espécie. Portanto, não há um padrão, já que cada espécie exerce diferentes hábitos no habitat, logo, há diferentes demandas e formas de aplicar o enriquecimento ambiental.


Fonte: Americana Sp.

Para isso, são confeccionados vários tipos de objetos que garantem o desenvolvimento e bem estar animal, bem como sua segurança, evitando, assim, colocar em risco a saúde dele ao realizar as atividades.


Existem 5 tipos de enriquecimento: sensorial, alimentar, físico, cognitivo e social. Cada um desenvolve, por meio de diferentes estímulos, algum instinto do animal.


O sensorial trabalha os cinco sentidos: sonoro, olfativo, visual, tátil e gustativo. O alimentar evita a alimentação rápida por meio de situações que desenvolvem a caça, evitando a previsibilidade na conquista do alimento. O físico cria um ambiente propício para o animal se locomover e realizar hábitos como escalar, esconder e se pendurar. O cognitivo foca em estimular a capacidade intelectual, trabalhando o raciocínio, concentração e capacidade motora. Já o social trabalha a interação intraespecífica e interespecífica da espécie.


Fonte: Scoutbiom, GramadoZoo.

O enriquecimento ambiental é uma das preocupações de estabelecimentos como zoológicos e parques, já que possuem habitats artificiais e estes não dão diversos estímulos tanto quanto a natureza, que os proporciona constantemente, sendo necessário, assim, a existência da adoção de técnicas de enriquecimento ambiental.


Um exemplo de técnica adotada por esses estabelecimentos é colocar caixas de papelão ou blocos de carne congelada para felinos, com intuito de despertar o instinto de caçador deles e a capacidade motora.


Fonte: Academia da Conservação.

Com isso, pode-se afirmar que adotar essas técnicas é de suma importância para manter a integridade física e mental do animal, bem como seu bem-estar, porque é uma solução para a falta de estímulo decorrente das condições em cativeiro. Então, quanto maior a proximidade do animal com os recursos e desafios que lembram seu habitat natural, melhor será sua adaptação e seu desenvolvimento. Logo, percebe-se a importância de adotar o enriquecimento ambiental.


Gostou do texto? Conta pra gente aqui nos comentários, compartilhe e continue acompanhando o blog! Acompanhe também nosso Instagram (@minasbio).




REFERÊNCIAS


Azevedo CS, Barçante L. Enriquecimento ambiental em zoológicos brasileiros: em busca do bem-estar animal. Zoociências.2018;19 (2):15-34. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/zoociencias/article/view/24708>. Acesso em 01 de out. de 2022.



Soares, Manuella. A importância do enriquecimento ambiental para os silvestres. Associação Animal Care. 2020. Disponível em: <https://associacaoanimalcare.com.br/a-importancia-do-enriquecimento-ambiental-para-os-silvestres/>. Acesso em: 30 de set. 2022.



 

Sobre o autor: Bruna Davi Alves, graduanda em Ciências Biológicas /Bacharelado - UFU, ama ornitologia e fazer trabalhos em campo.


Contato: brunadavi.minasbio@gmail.com


 

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo