top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Vamos falar um pouco sobre galhas?

Atualizado: 24 de abr. de 2023

Você já ouviu falar em galha? Se você está pensando em galhos femininos ou um conjunto de galhos, não é sobre isso que vamos tratar aqui.


Fonte: INaturalist (Autor: gussoni)

Galhas são modificações no tecido vegetal de alguma planta, induzidas pela liberação de substâncias químicas por vírus, bactérias, fungos, nematoides, ácaros e principalmente por insetos. Os mecanismos que cada tipo de galha utiliza para se estabelecer, são diferentes uns dos outros, e no nosso textinho de hoje, vamos abordar sobre como as galhas causadas por insetos se estabelecem.


Fonte: INaturalist (Autor: facampello)

Os insetos que induzem a formação de galhas, ovipositam nos tecidos da planta hospedeira, podendo ser em qualquer parte da mesma, como folhas, galhos, raízes, flores e frutos, sendo as folhas o tecido de maior ocorrência. A parte da planta em que o inseto galhador se estabelece vai depender da espécie do inseto, pois cada espécie de inseto tem preferência por uma espécie de planta e consequentemente, o tecido escolhido. As galhas formadas vão ter diversos formatos, cores e tamanhos, que vão depender da espécie de inseto que vamos ter ali.


Fonte: INaturalist (Autor: luisvescia)

Das espécies de insetos que induzem a formação de galhas, podemos encontrar representantes em diversas ordens, como lepidópteros (mariposas), coleópteros (besouros), hemípteros (cochonilhas), dípteros (mosquitos), entre outros. Dentre esses, os mais comuns são os mosquitos da família Cecidomyiidae, que possuem mecanismos que não controlam apenas os sistemas de desenvolvimento da planta, mas também processos fisiológicos, como o metabolismo.


Fonte: INaturalist (Autor: marceloamores)

Quando os ovos eclodem e as larvas saem, é liberado por elas substâncias que induzem a multiplicação e o aumento das células vegetais, formando assim as galhas ou os chamados tumores vegetais. As galhas formadas então, vão servir de abrigo, alimento e proteção para o inseto que se estabeleceu ali, onde ele vai se desenvolver e completar parte de seu ciclo de vida. Quando adulto, o inseto sai da galha para se reproduzir e enfim completar seu ciclo.


Fonte: INaturalist (Autor: martin_arregui)

Estudos mais abrangentes sobre a diversidade e mecanismos utilizados por esses organismos são importantes para entender como os mesmos interagem e influenciam o meio e o desenvolvimento das plantas que habitam, bem como sua importância socioeconômica por serem considerados pragas agrícolas.




REFERÊNCIAS:




Scareli-Santos, Claudia; Silva, Maurina. Descrição Morfoanatômica Das Galhas E Sua Distribuição Nas Folhas De Ouratea Spectabilis (Mart. Ex Engl.) Engl. (Ochnaceae). Revista Desafios, [S. L.], 31 Out. 2018.


Soares, Elisangela; Weiser, Veridiana. O Que É Galha?. Aprendendo Ciência, [S. L.], P. 27-30, 12 Fev. 2020.


Maia, Valéria. Galhas. [S. L.]. Disponível Em: Https://Www.Museunacional.Ufrj.Br/Hortobotanico/Galhas.Html. Acesso Em: 15 Abr. 2023.





 


Sobre o autor: Geovanni Tavares Mubarak, graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado, pela Universidade Federal de Uberlândia. Apaixonado por artrópodes, principalmente por insetos e aranhas.




 

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page