Buscar
  • minasbioconsultoria

Tipos de Meio Ambiente

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo meio ambiente, não é mesmo? E deixe-me adivinhar, a primeira imagem que lhe vem na mente é a de árvores, flores, animais, da natureza em si, certo?


E pensaram certo! Porém, o que muitos não sabem, é que existe uma classificação dos diferentes tipos de meio ambiente onde se dividem em 5 esferas: o meio ambiente natural, artificial, cultural, do trabalho e patrimônio genético. Cada um possui sua particularidade e consegue englobar diversos fatores presentes no nosso cotidiano, mais do que pensamos!


Fonte: Pixabay

Mas primeiramente, o que é meio ambiente?


De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pela lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, meio ambiente é “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.


Pode-se entender por meio ambiente, de modo mais simples, todo aquele espaço onde estão inseridos os seres vivos que habitam o planeta e as relações que estabelecem entre si, sob influência de diversos fatores, como por exemplo alterações climáticas. Há toda uma cadeia que mantém o equilíbrio da vida na Terra e todos nós participamos disso, direta ou indiretamente.



Fonte: Pixabay

Mas então, vamos conhecer os 5 tipos de meio ambiente? Segue o fio!


Meio Ambiente Natural


Este é exatamente o que você está pensando! Lembra da imagem que veio à sua mente no começo desse texto? Então, é ela mesma! O meio ambiente natural diz respeito à natureza propriamente dita, tudo que existe independente de ações antrópicas, é o mundo como o conhecemos, verde e vivo. Dentro dele, temos dois elementos: os bióticos, que são aqueles que possuem vida e metabolismos próprios como a fauna e a flora e os abióticos, que não possuem vida nem metabolismo como o solo, o ar e a água.


Fonte: Gabriel Borges

Meio Ambiente Artificial


Corresponde aos produtos da ação antrópica. Em outras palavras, é tudo que deixou de ser ou não é natural. Todas as construções, como edifícios em cidades, shoppings, cafeterias, bibliotecas etc estão englobados no meio ambiente artificial. Vale ressaltar que essa classificação não se restringe apenas às cidades mas também aos espaços rurais, visto que, do mesmo modo, são alterações realizadas pela ação humana e há a presença de cidadãos no local.


Fonte: Pixabay

Meio Ambiente Cultural


É aquele que não compreende necessariamente um elemento palpável ou tátil, mas algo que geralmente engloba patrimônios imateriais culturais de um povo ou grupo social, não podemos ver de forma física, mas podemos sentir e entender de forma abstrata esse meio ambiente cultural. Temos como exemplo as manifestações artísticas, o tipo de arquitetura de uma cidade, turismo, paisagismo etc. Se você pensou no Carnaval, saiba que ele está contido nesse meio!



Fonte: Pixabay

Meio Ambiente do Trabalho


Você provavelmente lembrou do Home Office, né? Pois saiba que ele está dentro dessa classificação! Nesses últimos tempos de pandemia, esse termo tem se tornado bastante recorrente em nossas vidas devido ao distanciamento social e o lockdown que houve em alguns locais do mundo. O meio ambiente do trabalho configura todo e qualquer ambiente onde realizamos atividades profissionais. Seja em casa, seja num escritório, seja no mercado ou numa loja de roupas, não importa o local, se exercemos uma função de um trabalho, é neste meio que estamos incluídos.


Fonte: Pixabay

Patrimônio Genético


Por último, mas não menos importante, temos um tipo de meio ambiente um tanto quanto peculiar pelo nome, o patrimônio genético. Criado recentemente, ele compreende tudo que está relacionado à pesquisas com foco em genética, é como se fosse um banco de dados de todas as informações genéticas contidas em todos os seres vivos e procedimentos que os utilizam. Podemos mencionar, como exemplos, os transgênicos (OGM - Organismos Geneticamente Modificados), pesquisas relacionadas às células-tronco e fertilização in vitro.



Fonte: Pixabay

E aí, gostou de descobrir ou saber mais sobre os 5 tipos de meio ambiente? Conta pra gente nos comentários e continue acompanhando nosso blog!


Referências:


Entenda a classificação dos diferentes tipos de meio ambiente. Pensamento Verde, 2018. Disponível em: <https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/entenda-classificacao-dos-diferentes-tipos-de-meio-ambiente/>. Acesso em: 04 de dez. de 2021


Você sabia que existem 5 tipos de meio ambiente? Ecoa Consultoria, 2020. Disponível em: <https://ecoaconsultoria.com.br/blog-da-ecoa/post/74544/voce-sabia-que-existem-5-tipos-de-meio-ambiente>. Acesso em: 04 de dez. de 2021


SILVA, Antônio Carlos. O que é patrimônio genético. Portal da Câmara dos Deputados, Agência Câmara de Notícias, 2002. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/21528-o-que-e-patrimonio-genetico/>. Acesso em: 04 de dez. de 2021


BRASIL, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília, DF, 1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm>. Acesso em: 04 de dez. de 2021




Sobre o autor: Gabriel Borges Gonçalves, graduando em Ciências Biológicas / Licenciatura - UFU, é apaixonado por jogos e natureza no geral, ama o cheiro do verde do planeta.

Contato: gabriel.minasbio@gmail.com






20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo