Buscar
  • minasbioconsultoria

O efeito das queimadas sobre o meio ambiente e saúde humana


No Brasil, na época da seca, é muito comum a utilização do fogo como uma ferramenta de manejo da vegetação e de cultivo em pastagens. Na plantação de cana de açúcar, o fogo é muito utilizado para a queima da palha, como uma “técnica” de limpeza do canavial.


Você com certeza pode imaginar que essa “técnica” seja prejudicial tanto ao meio ambiente como à saúde humana. Não é atoa que muitos problemas e doenças respiratórias sejam intensificados com a ocorrência de queimadas nessa época do ano.


Nesse texto iremos discutir um pouco mais a respeito das queimadas e como essa prática comum prejudica o meio ambiente e a nossa saúde.



Imagem: Revista Área Comum

Queimadas


As queimadas são práticas de manejo do fogo que estão ligadas geralmente à limpeza ou exploração de propriedades, agrícolas ou urbanas, como objetivo final. Nesse aspecto,se diferem dos incêndios, pois nestes o fogo atua sem função ou objetivo específico.


Essa prática é provocada principalmente pelo setor agrícola, para a limpeza de terrenos, cultivos de plantações ou formação de pastos.


Imagem: Estadão

Embora sejam muito comuns e impressionantemente recorrentes no Brasil, as queimadas configuram crime ambiental, segundo a Lei 9.605:


“Art. 41 da Lei 9.605/98 – Provocar incêndio em mata ou floresta:

Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Art. 54 da Lei 9.605/98 -. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa

Art. 250, § 1º, II, “h” do Código Penal: Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem em lavoura, pastagem, mata ou floresta.

Pena: reclusão, de quatro a oito anos, e multa”


Além de destruírem o ecossistema local, as queimadas provocam a morte de animais e destruição de seus ninhos e de muitas espécies vegetais representantes da flora local e alteram as características físicas e químicas do solo. Infelizmente, a lista de impactos não acaba por aqui!



As consequências das queimadas


  • Erosão no solo.

  • Perda de absorção no solo, aumentando os índices de inundações e enchentes.

  • Poluição das águas por meio das cinzas: nascentes, rios e águas subterrâneas.

  • Extinção de espécies da fauna e da flora.

  • Destruição de habitats naturais.

  • Destruição de infraestrutura que podem acarretar em cidades inteiras sem energia elétrica, ex: rede elétrica, galpões e etc.

  • Fertilidade do solo.

  • Aumento da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global.


Para saber um pouco mais sobre o aquecimento global, leia nosso texto: O Aquecimento Global está causando danos irreversíveis



Imagem: Exame

"Queimadas no pantanal: resgate de animais feridos, 2020"



As queimadas e a saúde humana


As queimadas afetam também a saúde humana. Elas geram uma quantidade exagerada de fumaça que pode provocar doenças relacionadas às vias respiratórias além da poluição atmosférica.


Quando existe plástico envolvido, essas doenças são agravadas pela presença das dioxinas, componentes altamente tóxicos que podem causar câncer. Fora isso, o efeito do calor emanado pelo fogo pode atingir pessoas com baixa imunidade.


Como podemos ver, as queimadas são uma prática que acarreta consequências graves para o meio ambiente e para a saúde humana. No entanto, continuam acontecendo em quantidades aterrorizantes.




REFERÊNCIAS:


Queimadas: conheça os impactos negativos sobre o meio ambiente | Artigos | Cursos a Distância CPT. Cpt.com.br. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/artigos/queimadas-conheca-os-impactos-negativos-sobre-o-meio-ambiente>. Acesso em: 29 Aug. 2021.


ADMINPMAPUF. DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS! QUEIMADA É CRIME! DENUNCIE 156 - Prefeitura Municipal de Além Paraíba. Prefeitura Municipal de Além Paraíba. Disponível em: <https://alemparaiba.mg.gov.br/2020/07/diga-nao-as-queimadas-queimada-e-crime-denuncie-156/>. Acesso em: 30 Aug. 2021.


L9605. Planalto.gov.br. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>. Acesso em: 30 Aug. 2021.






Sobre a autora: Bruna Gentil, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado-UFU. Contato: brunagentils0@gmail.com @jabotiacaba_






62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo