top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Maneiras Práticas de Colaborar com o Meio Ambiente em seu Trabalho

Quando pensamos em locais de trabalho, geralmente idealizamos ambientes organizados e com bastante espaço para o desenvolvimento de novas ideias e projetos, mas já parou para pensar que sem a colaboração de todos que utilizam esses lugares isso não seria possível?

Se observarmos em volta de ambientes assim, provavelmente encontraremos estímulos diversos voltados para as boas práticas e condutas necessárias para que esse sistema funcione e, para isso as iniciativas podem surgir de diversas formas, principalmente se estiverem voltadas para ações favoráveis ao meio ambiente, onde a associação desses dois âmbitos pode gerar resultados transformadores.

Para que possamos executar tudo isso da melhor forma possível, devemos priorizar o desenvolvimento de boas práticas para que o nosso trabalho seja aliado ao meio ambiente e assim, gerar uma nova perspectiva para o meio empresarial. Implementar uma rotina pode tornar o ambiente ainda mais harmonioso e produtivo, considerando os interesses empresariais juntamente com os interesses da equipe, elevando o grau de compatibilidade entre os mesmos.

Quando imaginamos a passagem de uma educação ambiental em um ambiente empresarial, podemos ser levados a idealizar panfletos espalhados, que às vezes não chamam a devida atenção e ainda podem gerar uma quantidade de lixo desnecessária, certo? E como reverter isso? Aqui, vamos listar diversas abordagens que podem ser adaptadas às suas vivências para alcançar resultados inovadores, então vamos lá!

Fonte: Autor

Substituir panfletos esporádicos por murais explicativos

Essa é uma boa saída, já que esses murais podem promover um espaço de maior interação e o mesmo não será descartado posteriormente, apenas atualizado. Esses murais são uma fonte fixa de informação, então devem estar em um local de fácil acesso na empresa e abordar temas do interesse de todos.

Política de objetos próprios

Algumas empresas despendem insumos diversos em suas dependências, o que pode gerar um gasto extra e a geração de lixo desnecessário. Para reverter isso, um investimento inicial pode ser realizado para a compra desses insumos de forma fixa, como canecas individuais, dentre outros. Já uma proposta ainda mais viável é realizar uma solicitação para que cada membro leve sua caneca e sua garrafa para o trabalho, evitando assim o uso desnecessário desses mesmos utensílios em plástico descartável.

Bonificações

Uma forma de incentivar que todos adotem as novas propostas é desenvolver um sistema de bonificações para prestigiar aqueles que mais fizeram a diferença naquela semana, ou naquele mês, o que pode gerar uma competitividade saudável entre os membros da equipe e acelerar o processo de adaptação.

Pilha de rascunhos

A ideia aqui é que essa pilha pode ser muito útil em casos onde houve a impressão errada de algum documento ou a impressão não saiu com boa qualidade, esses papéis não seriam imediatamente descartados e sim levados para a pilha de rascunhos, onde poderão ser reutilizados de diversas maneiras.

Equipe verde

É comum que alguns funcionários demonstrem mais interesse pelo início da aplicação de novas práticas, esses serão aliados para um maior desenvolvimento e engajamento do projeto, então é bom tê-los espalhados entre os setores, incluídos na criação de uma “equipe verde” ou “equipe de boas práticas” podendo acelerar ainda mais o processo.

Instalação de latas de lixo devidamente sinalizadas

Parece óbvio, mas a instalação dessas latas sinalizadas para que o lixo seja separado de forma correta é extremamente importante, podendo gerar uma maior consciência ecológica nos membros, além de facilitar o trabalho dos catadores.

Coleta seletiva

Estar em contato com a coleta seletiva que é realizada em sua cidade também facilita muito alguns processos, além de poder gerar parcerias com catadores.

Composteiras e hortas

De acordo com a estrutura e disponibilidade de espaço da empresa, uma excelente prática é a adoção de uma composteira juntamente com uma horta comum ou até mesmo vertical, pois além de permitir que os funcionários possam se distrair e participar de outras atividades, ainda possuem fácil manejo e promovem um processo cíclico do lixo orgânico.

Marketing Verde

Acreditamos que todas essas práticas aqui listadas podem fazer uma diferença significativa para o meio ambiente, mas é válido falar das vantagens que elas podem trazer para a visão da empresa pelo público. Se bem implementadas e associadas aos propósitos da empresa essas práticas podem ser divulgadas e disseminadas para o público, gerando engajamento e inspiração.

Acredito que a partir dessas ideias você possa se adaptar e transformar o seu local de trabalho também, lembrando que tudo isso deve levar a um desenvolvimento da equipe como um todo, onde todos caminharão juntos para alcançar novos objetivos.

Se precisar de ajuda, a MinasBio está aqui para isso, realizamos educação ambiental para diversas empresas, basta entrar em contato com a gente!

Sabe de mais alguma boa prática ou gostaria que trouxéssemos mais temas sobre elas, deixe aqui nos comentários pra gente saber!


REFERÊNCIAS:

ROLIM, Aline Marques. A reciclagem de resíduos plásticos pós-consumo em oito empresas do Rio Grande do Sul. Dissertação (Pós-Graduação em Administração) - Pós-Graduanda, [S. l.], 2000.

Saiba como incentivar a reciclagem no ambiente de trabalho. Disponível em: https://www.reciclasampa.com.br/artigo/saiba-como-incentivar-a-reciclagem-no-ambiente-de-trabalho Acesso em: 26 de julho. De 2021.


 

Sobre a autora: Gabriella Louli Soares, Graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado - UFU. Gosta de estar em contato com a natureza e estar com seus amigos. Contato: louligabriella@gmail.com


 

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page