top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Levantamento de Fauna como Método de Conservação

Atualizado: 12 de set. de 2020

Bom, antes de mais nada precisamos saber que na natureza todos os organismos estão conectados direta ou indiretamente, formando assim um sistema em equilíbrio, por isso cada organismo exerce um papel fundamental para que o ecossistema permaneça “saudável”.


Você sabe o que é Fauna?


A fauna é o conjunto de animais presentes em uma determinada região, sendo um dos pilares que sustenta esse sistema. Ela é essencial para a manutenção dos ecossistemas, pois realiza diversos papéis indispensáveis para o ciclo de vida das plantas nativas, como por exemplo, auxiliando na polinização e na dispersão de sementes, pois muitos animais se alimentam dos frutos produzidos pelas plantas e deslocam essa semente para outro lugar. Em um levantamento de fauna os animais são separados em grupos, de acordo com sua Classe, sendo eles:

  1. Avifauna: Conjunto de aves de uma região;

  2. Herpetofauna: Conjunto de répteis e anfíbios de uma determinada região;

  3. Ictiofauna: Conjunto de peixes de uma determinada região;

  4. Mastofauna: Conjunto de mamíferos de uma determinada região;

  5. Entomofauna: Conjuntode insetos de uma determinada região.


Agora que sabemos o que é Fauna… podemos entender o que é e como é feito o levantamento faunístico.



Fazer o levantamento da Fauna é obter um diagnóstico sobre uma determinada área, utilizando-se de diversas técnicas e índices matemáticos para identificar a riqueza da diversidade de espécies deste local.


Contudo, cada grupo de animal necessita de técnicas distintas para seu levantamento, essas técnicas vão desde andar por todo o ambiente a procura de espécies ou como por exemplo, utilizar-se das vocalizações dos animais para identificá-los, fazer o uso de ferramentas, como armadilhas fotográficas (para mamíferos terrestres), redes de neblina para capturar aves e morcegos, rede entomológica, armadilha pitfall para insetos e até evidências indiretas como: fezes, pelos, penas, ninhos, pegadas, entre outras.



Qual a importância do levantamento para a conservação?


O levantamento faunístico caracteriza e avalia o estado de conservação da biodiversidade de uma região. É fundamental conservar a biodiversidade, pois é ela que garante o equilíbrio da vida e boa funcionalidade dos serviços ecossistêmicos, que são indispensáveis à sua sobrevivência, eles estão associados à qualidade de vida e bem estar da sociedade. Portanto o levantamento é uma ferramenta importantíssima para saber, por exemplo, se determinada área apresenta animais em risco de extinção, sendo amplamente utilizado no Licenciamento Ambiental.


Por isso, esse estudo é essencial para identificar a abundância, a riqueza e o grau de risco dos animais presentes em uma determinada região, o conhecimento sobre a fauna silvestre é uma ferramenta indispensável para a conservação, manejo e monitoramento ambiental.


Quer entender mais sobre assuntos relacionados? Então acesse nosso texto sobre a Autorização de manejo de fauna.





REFERÊNCIAS

KATRINA BRANDON1*GUSTAVO A. B. DA FONSECA1, 2 ANTHONY B. RYLANDS1, 2 JOSÉ MARIA C. DA SILVA - Conservação Brasileira: desafios e oportunidades, Jul. de 2005.


Luís Fábio Silveira; Beatriz de Mello Beisiegel; Felipe Franco Curcio; Paula Hanna Valdujo; Marianna Dixo; Vanessa Kruth Verdade; George Mendes Taliaferro Mattox; Patrícia Teresa Monteiro Cunningham. Estud. av. vol.24 no.68 São Paulo 2010. Para que servem os inventários de fauna? Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000100015>.


Mise1, A.L. Souza, L.M. Almeida1 , C.L. Bicho. LEVANTAMENTO DE INSETOS COM ARMADILHAS LUMINOSAS E ADESIVAS EM AMBIENTES COMERCIAIS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA, PARANÁ K.M. Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.76, n.1, p.127-130, jan./mar., 2009.

 

Sobre o autor: · Ivan Papani Basso, graduando em Ciências Biológicas/Bacharelado - UFU. Adora aprender e dialogar sobre biologia, o comportamento animal é uma área que o fascina muito. Contato: ivanpapani1@gmail.com @ivan.nir


 

824 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page