top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Importância da Polícia Militar Ambiental na Biodiversidade do Brasil

Atualizado: 12 de set. de 2020

As Polícias Militares Ambientais estão presentes em 26 dos 27 estados que compõem a República Federativa do Brasil e possuem um trabalho importantíssimo perante à preservação e conservação da Biodiversidade e da Ecologia presentes no país. Somando a força de todos esses estados tem-se mais de 10.000 agentes trabalhando e garantindo que essa riqueza não se perca.


Para entendermos o motivo de precisarmos dessas forças policiais, temos que rever o que temos no Brasil, biologicamente e geograficamente falando. No Brasil possuímos diversos biomas importantíssimos e que precisam de bastante atenção para não os perdermos, esses são: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Zona Costeira e Pantanal. Esses biomas abrigam faunas e floras riquíssimas, cheios de Anfíbios, Vertebrados, Insetos e Plantas.


Fonte: IBGE


Depois de revisarmos esses importantes conceitos sobre nossa biodiversidade, devemos nos atentar que há uma certa necessidade de preservarmos e conservarmos as espécies e as interações existentes entre elas, a fim de manter um planeta Terra mais saudável. E é nessa que a Polícia Militar Ambiental entra, e as áreas de atuação dessa organização consistem em:


  • Fiscalizar: as explorações florestais; o transporte de produtos e subprodutos florestais; o transporte e o comércio de pescados; o transporte e o comércio de plantas vivas, procedentes de florestas; os desmatamentos e queimadas; os criadouros de animais silvestres; as atividades de pisciculturas.

  • Reprimir atividades poluidoras do Meio Ambiente;

  • Implementar atividades de Educação Ambiental;

  • Cooperar com as Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, fornecendo relatórios e laudos necessários para dar início à ação penal e civil de reparação de danos ao meio ambiente.


A Polícia Militar Ambiental não trabalha sozinha, essa organização trabalha de forma conjunta com Universidades, IBAMA, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, ONGs e outras instituições. E segundo eles, é essa união que possibilita uma melhor fiscalização e preservação.


Podemos ver que essa Força Policial é de bastante importância para nosso país e já contribuiu para diversas reduções de maus efeitos para o Meio Ambiente, como maior controle do Desmatamento, maior controle das caças, maior controle das mortes de animais, apoios para diversas pesquisas científicas, entre outras.



REFERÊNCIAS



 

Sobre o autor: Virgilio Teixeira Carrijo, graduando em Ciências Biológicas/Bacharelado - UFU. Ama Biologia Aquática e nos tempos livres toca violão e violino.

Contato: virgiliocarrijo@gmail.com @virgilio_tc


 

841 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page