Buscar
  • minasbioconsultoria

Anfíbios Anuros E Interações Com Bromélias


Fonte: Marcos Jorge.

Os anfíbios anuros são aqueles que não possuem cauda, e essas interessantes e magníficas criaturas animais possuem interações curiosas com um grupo específico de angiospermas monocotiledôneas: as bromélias. Muito se fala sobre anfíbios como sapos, rãs e pererecas em brejos e lagoas, mas pouco se sabe sobre um dos habitats mais inovadores e que mais podem beneficiar esses animais, as bromélias, mais especificamente seus “tanques” de armazenamento de água (fitotelmos).


Mas como será que acontece essa interação? Pois bem, as fêmeas depositam os ovos no interior de bromélias terrestres que ficam nas margens de lagoas e riachos. Após a eclosão dos ovos, os girinos permanecem os estágios iniciais de seu desenvolvimento dentro dos fitotelmos das bromélias, utilizando-as como abrigo para proteção e obtenção de água.


Fonte: Ana Flávia.

Além disso, os anfíbios anuros também podem utilizar as bromélias durante qualquer fase de sua vida para armazenamento de nutrientes, obtenção de água e para refúgio contra predadores. Logo, tem-se aí uma relação simbiótica extremamente benéfica para os sapos e pererecas tão conhecidos por nós.


Fonte: Marcos Jorge.

Uma grande curiosidade é que os anfíbios anuros ainda podem translocar micro invertebrados quando migram de uma bromélia para outra, pois estes se fixam à parede destes animais e se soltam quando entram em contato com os tanques de água das plantas bromeliáceas. Veja quantas relações incríveis existem entre as bromélias e outros seres vivos, que maravilha deve ser para os anuros ter uma residência provisória para se proteger do meio externo! E você? Conhece outras relações simbióticas como essa?


Fonte: Biodiversidade Brasileira.

Gostou do texto? Conta pra gente aqui nos comentários, compartilhe e continue acompanhando o blog! Acompanhe também nosso Instagram (@minasbio)!




REFERÊNCIAS:



Jorge, Marcos. Bromélias protegem girinos durante parte de seu desenvolvimento. 2021. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/36307/bromelias-protegem-girinos-durante-parte-de-seu-desenvolvimento. Acesso em: 06/08/2022


Capixaba, Herpeto. O incrível mundo das Bromélias. 2019. Disponível em: https://www.herpetocapixaba.com.br/post/cópia-de-o-incrível-mundo-das-bromélias. Acesso em: 06/08/2022.


 

Sobre a autora: Amanda Cristina Cardoso, graduanda em Ciências Biológicas / Bacharelado- UFU, ama jogos online e é fascinada pela beleza do mundo vegetal e suas interações anatômicas.


Contato: amandacc.minasbio@gmail.com


 



81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo