top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

VOCÊ CONHECE A MG.BIOTA?

Atualizado: 12 de set. de 2020

A Revista MG.Biota é um boletim de divulgação científica da Diretoria Geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF).


Capa da Revista V.5 – Fevereiro/ Março 2013 – Imagem de Dyessica Nunes.


Mas qual o seu foco de divulgação?


O periódico busca difundir e divulgar conhecimento sobre a área de Biodiversidade, disponibilizando informações sobre pesquisas, extensão, resenhas acadêmicas e demais atividades desenvolvidas principalmente, nas Unidades de Conservação de Minas Gerais que estejam associadas ao IEF.

Tendo como objetivo de divulgação a necessidade de manutenção de áreas que servem de abrigo para o grande número de organismos vivos encontrados em Minas, muitos dos quais estão ameaçados de extinção e outros, ainda, que são desconhecidos pela ciência.


E você deve estar se perguntando, afinal para quem esse boletim é destinado?


Bem, o foco é para um público bem amplo e heterogêneo, por isso uma das exigências da Equipe MG.Biota é de que seu texto seja claro quanto a exposição de ideias, dando ênfase às imagens (ilustrações ou fotos) que facilitem a sua compreensão. Os leitores são, em geral, estudantes e professores de ensino médio, universitários, pesquisadores, técnicos e leigos que se interessam pela área ambiental.


Como é feita a divulgação da Revista


Até os volumes de março de 2019 você consegue encontrar a Revista física, que tem distribuição gratuita, e pode também acessar os volumes através do Site do IEF, ou pela Ecoteca Digital Terra Brasilis. Atualmente não há volumes do final de 2019, ou início de 2020 pois a MG.Biota está fazendo adaptações para publicar somente por meio eletrônico, e estão em sua fase final para lançar a primeira edição.

Capa da revista do V. 5 – Dezembro/ Janeiro 2019


Quem pode submeter artigo científico a MG.Biota?


Qualquer Pessoa física ou jurídica que seja responsável pela produção dos resultados de atividades de estudos, pesquisas, extensão, resenhas acadêmicas e demais atividades científicas desenvolvidas na Instituição ao qual está vinculada ou em outras Instituições parceiras, através de seus colaboradores.


Como entrar em contato


Os pesquisadores e instituições que possuem interesse em publicar na revista e fazer contatos com a coordenação, só precisam encaminhar os artigos e se manifestar através do o e-mail projetospesquisas.ief@meioambiente.mg.gov.br, este serviço é GRATUITO, então você não precisa se preocupar com isso.


Okay, mas tem alguma norma que devo seguir para enviar o meu artigo? COM CERTEZA.


● Os textos deverão ser inéditos e redigidos em língua portuguesa.

● O autor deverá produzir um texto constituído de: introdução, desenvolvimento (material e métodos, resultados e discussão), considerações finais ou conclusões. A introdução deve ser breve e enfocar o objetivo do artigo.

● Os autores deverão enviar os seus artigos à Assessoria de Programas e Projetos Especiais (ASPROP), acompanhada de uma declaração de seu autor ou responsável.


Para saber em detalhes todas as normas basta CLICAR AQUI, ou AQUI.



Ficou curioso sobre o que mais o IEF faz? Confira nosso texto sobre o INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS.




REFERÊNCIAS

Submeter artigo científico para publicação no boletim técnico científico MG.BIOTA. Mg.gov.br, Serra Verde, Belo Horizonte, MG, 20 de Fevereiro de 2020. Disponível em:https://www.mg.gov.br/servico/submeter-artigo-cientifico-para-publicacao-no-boletim-tecnico-cientifico-mgbiota.Acesso em: 19 de Maio de 2020.


A revista técnico científico MG.Biota. Meioambiente.mg, Belo Horizonte – MG.Disponível em:http://www.ief.mg.gov.br/pesquisa-cientifica/mg-biota . Acesso em: 19 de Maio de 2020.


 

Sobre a autora: Dyessica Gonçalves Nunes, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado - UFU. Trabalha com formigas-cortadeiras (Atta), adora o gênero de ficção e é apaixonada por fotografia.

Contato: dyessicagn@gmail.com @the_dyess(pessoal) @bahyep (fotografia).

 

74 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page