Buscar
  • minasbioconsultoria

Tempos difíceis para Amazônia: O que está acontecendo?

A floresta amazônica é uma das maiores florestas tropicais do mundo, localizada no norte da América do Sul, no território brasileiro ela abrange os estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, entre outros países vizinhos do Brasil.


Por ser uma floresta localizada com proximidade à linha do equador, possui um clima equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas e grande umidade. As temperaturas médias anuais variam entre 22 e 28 °C e a umidade do ar pode ultrapassar os 80%. Além disso, seu índice pluviométrico é elevado variando entre 1400 a 3500 mm por ano.


Conhecendo um pouco dessa floresta, neste texto vamos observar alguns dos problemas atuais dessa riqueza natural que é tão importante para o planeta.


foto: Gife

Por que a floresta amazônica é importante para o mundo?


A floresta amazônica ampara a maior biodiversidade do planeta em plantas, animais e microrganismos. Além disso, possui um papel vital para a manutenção de serviços ecológicos no Brasil e no mundo, tais como, assegurar estoques de água doce, proteger a biodiversidade e manter um equilíbrio climático.


A floresta amazônica possui um nível pluviométrico elevado, o que resulta nos chamados "rios voadores", formados por massas de ar carregadas de vapor de água gerados pela evapotranspiração na Amazônia, que carregam umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Não somente no Brasil, esses rios voadores também favorecem chuvas na Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e extremo sul do Chile.


O que está acontecendo com a Amazônia atualmente?


Desde a década de 1970 quando o governo brasileiro facilitou o acesso de exploradores na floresta, construindo rodovias que ajudaram esses aventureiros a alcançar as mais remotas localidades da região. O desmatamento foi aumentando gradualmente, porém no ano de 2013, as taxas de desmatamento têm apresentado uma tendência ainda pior.


Em 2020, o Programa de Monitoramento do Desmatamento da Amazônia Legal estimou o desmatamento em 11.088 km², com base em 45% da área monitorada. Isso representa um aumento de 47% e 9,5% em relação a 2018 e 2019, respectivamente, sendo o maior índice da década.


A situação da floresta amazônica fica cada vez mais preocupante, pois a região está se aproximando de um potencial ponto de inflexão (não retorno) em virtude do desmatamento e queimadas. Aproximadamente 17% das florestas amazônicas foram convertidas para outros usos da terra e pelo menos outros 17% foram degradados.



Foto: O Globo


O uso para inserção de pasto na floresta ocupa cerca de 90% das áreas desmatadas. O aumento descontrolado do agronegócio pode causar um quadro irreversível para o bioma amazônico, além de suas consequências negativas para o clima do planeta.


O atual modelo de desenvolvimento mundial está impulsionando o desmatamento e a perda da biodiversidade, resultando em mudanças climáticas/ambientais, devastadoras que logo se tornarão totalmente irreversíveis.


Assim sendo, para que a Amazônia sobreviva, deve ser estudado e colocado em prática como ela deve ser conservada para gerar benefícios econômicos e ambientais que viriam do resultado de alianças entre cientistas, indígenas e líderes governamentais.


Foto: Veja

A floresta amazônica proporciona inúmeros benefícios para as pessoas e para o planeta, por isso devemos tentar ao máximo ajudar no que for necessário para que ela não seja destruída.

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre a Amazônia? Conte pra nós nos comentários.




Referências:


Floresta amazônica. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/floresta-amazonica/> acesso em : 24 out. 2021.


Importância da amazônia para o brasil e para o mundo. Disponível em<https://blogs.canalrural.com.br/embrapasoja/2021/04/19/importancia-da-amazonia-para-o-brasil-e-para-o-mundo/> acesso em: 24 out. 2021.


Por que a amazônia é vital para o mundo? Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/por-que-a-amaz%c3%b4nia-%c3%a9-vital-para-o-mundo/a-40315702> acesso em: 24 out. 2021.


Cientistas alertam sobre a maior taxa de desmatamento da amazônia da década. Disponível em: <https://www.gov.br/mcti/pt-br/rede-mcti/cemaden/conteudo/noticias-cemaden/cientistas-alertam-sobre-a-maior-taxa-de-desmatamento-da-amazonia-da-decada> acesso em: 24 out. 2021.



 

Sobre a autora: Giuliana Palombo Gaspar, graduanda em Ciências Biológicas- UFU. Gosta de estar em contato com a natureza e com os animais.

Contato: giuliana.palombo.gaspar@gmail.com , @giulianapalombo


 

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo