top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Repelentes Naturais

Você sabia que há uma batalha silenciosa acontecendo no seu jardim ??

A relação entre os insetos e as planta são um conjunto de organismos (populações), que compartilham de um mesmo local onde vivem, no tempo e no espaço, estão sujeitos a interagirem entre si.


Como fazemos parte desse meio não estamos isolados a eles, inclusive á alguns que são vetores de doenças. Nosso texto de hoje te da dicas de plantas que funcionam como repelentes naturais para você ter na sua casa. Afinal, repelentes químicos podem ser prejudiciais à saúde humana!


Fonte: Emilu Cazares

Como cultivar uma planta repelente de insetos?


Plantar plantas repelentes não terá nehum cuidado específico, serão cultivadas como qualquer outro tipo de planta. O ideal é que elas sejam plantadas em mudas separadas em vasos, e a partir daí começar os cuidados com a irrigação, adubo entre outros.


Se caso tenha outras plantas que estão sendo atacadas por pragas, você também pode aproveitar seu cultivo de plantas repelentes para evitar que os insetos atrasem o crescimento das suas plantinhas, sendo uma solução de evitar o uso de pesticida.

Não podemos esquecer que toda planta, seja ela repelente ou não, elas gostam de um banho de sol, então não é recomendado que você faça o cultivo dentro da sua casa, com pouca luz solar, principalmente no horário da manhã que é o melhor para elas!


O plantio não deve ser feito apenas com uma mudinha, utilize muitas delas, porque é o conjunto delas que pode alcançar o objetivo de repelir os insetos indesejados de um determinado ambiente. A maioria das plantas que atuam como repelente natural resistem bem às temperaturas atuais, que são mais elevadas, mas não podemos esquecer de rega-la na frequência correta.


Algumas plantas necessitam de cuidados especiais no momento do plantio, como por exemplo o alecrim e a lavanda, que necessitam de um solo mais arenoso ou uma quantidade maior de calcário para crescerem de forma saudável. Já as demais espécies, o plantio pode ser realizado em um solo rico em húmus ou em terra preta, que é composto orgânico. Abaixo conheça 6 espécies comprovadas como repelentes naturais!


1. Citronela

Fonte: google imagens


















Um dos repelentes caseiros mais conhecidos é a citronela, essa planta prefere lugares ensolarados ou com sombra parcial, isso porque não suporta o frio. Durante o inverno cultive-a dentro de casa para que dure até o verão.


2. Lavanda

Fonte: emporiodassementes























Além de ser uma planta que pode perfumar ambientes internos devido ao seu cheiro adocicado, a lavanda ajuda a espantar mosquitos. Para cultivá-la é necessário que o vaso fique próximo de uma janela ensolarada.


3. Alecrim

Fonte: jardimdomundo























O Alecrim pode ser um tempero maravilhoso e perfeito para quem esquece de regar as plantas, já que não precisa de muita água pra viver. Podemos plantar dentro de casa em vasos ou fora no quintal. Além de poder usar em variadas receitas podemos repelir variadas espécies de insetos!


4. Calêndula

Fonte: farmaciadanatureza


















A calêndula é perfeita como uma barreira anti- picadas, podendo ser utilizada para finalidades ornamentais embelezando todos os cantos onde fica. Essa flor é conhecida como planta medicinal há séculos, podendo ser usada como chá trazendo inúmeros benefícios à saúde.


5. Gerânio

Fonte: google imagens
















Os gerânios são muito comuns e fáceis de serem cultivados. Perfeitos para plantar em sacadas ou varandas, as flores são cheirosas e exala um perfume de limão e citronela. Eles contém piretro natural, deixando os mosquitos afastados. Lembre-se de manter essa planta em posições ensolaradas, elas adoram o sol constante.


5. Hortelã


Fonte: diarioclair.blogspot

















Uma erva deliciosa para utilizar em alguns temperos da culinária árabe e também para chás, o hortelã está na lista de plantas repelentes de insetos. Sua atuação é maior com as formigas e mosquitos. Basta coloca-la em vasos espalhados ao redor da sua casa ou da sua horta.


Existem outras variedades de plantas que possuem propriedades repelentes, vale a pena pesquisar a qual atende melhor o seu espaço! Conta pra gente se gostou desse tema!

Ah, e claro, continue acompanhando nossos textos!


Referências:




<https://www.ecycle.com.br/repelente-natural/> Acessado em 07 dezembro, de 2021.



 

Sobre a autora: Marcela Barbosa, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado-UFU.

Contato: marcela.barbosa@ufu.br, @marcelabarbosa.s


 


321 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page