Por que o besouro rola-bosta... rola bosta?
- minasbioconsultoria

- 15 de out.
- 3 min de leitura

Você já ouviu falar do famoso besouro rola-bosta? Embora o nome seja popular, nem todos sabem reconhecê-lo. Esse inseto é mais comum do que se imagina e é bem provável que você já tenha visto um por aí.
Apesar do nome pouco atrativo, muitas espécies são bem chamativas e até brilhantes, com cores vibrantes que variam entre verde, azul, amarelo e vermelho. Caso não o conheça por esse nome, talvez o reconheça como "escaravelho". Existem até crenças que o consideram um símbolo de proteção. No Egito Antigo, o animal era associado ao deus-sol Khepri, divindade do sol nascente, e por isso se tornou um importante amuleto.


Os rola-bosta pertencem à grande família dos escaravelhos (Scarabaeidae). Mais especificamente, eles fazem parte da subfamília Scarabaeinae, que agrupa os besouros que se alimentam de fezes (coprófagos).
Mas, afinal, por que ele faz essas bolas de esterco e para que as utiliza?
A "bosta" é fundamental para o ciclo de vida da espécie. Geralmente, o processo começa com a fêmea (às vezes com a ajuda do macho) moldando uma bola com esterco fresco. Essa bola é então rolada para um local seguro e enterrada em um túnel. Lá dentro, a fêmea deposita seus ovos.
A bola de esterco servirá de abrigo e alimento exclusivo para a larva quando ela nascer. A larva se desenvolve ali, transforma-se em pupa e, ao final, o besouro adulto emerge, pronto para reiniciar o ciclo. Foi esse ato de moldar e transportar a bola que rendeu ao inseto seu nome popular.

Apesar de parecer peculiar, esse hábito de rolar esterco tem uma imensa importância para o ecossistema. Ao enterrar as fezes, os besouros desempenham um papel vital na ciclagem de matéria orgânica, pois adubam e arejam o solo, levando nutrientes para camadas mais profundas. Além disso, ao "limparem" os pastos e outras áreas, eles atuam diretamente no controle de pragas, como moscas e parasitas que se proliferam nos dejetos.
Portanto, o que parece um hábito estranho aos nossos olhos é, na verdade, um serviço ambiental essencial. A conservação desses insetos é fundamental, pois eles garantem a saúde do solo, controlam pragas e contribuem para o equilíbrio ecológico e econômico de muitos ambientes.

REFERÊNCIAS:
BESOURO conhecido como ‘rola-bosta’ ganha destaque nas telas e nas pesquisas. UFLA Notícias, Lavras, 22 jul. 2022. Seção Pesquisa. Disponível em: https://site.ufla.br/noticias/pesquisa/13164-besouro-conhecido-como-rola-bosta-ganha-destaque-nas-telas-e-nas-pesquisas. Acesso em: 13 out. 2025.
HERNANDEZ, Malva Isabel Medina; VAZ-DE-MELLO, Fernando Z. Besouros rola-bostas da Mata Atlântica da Ilha de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2020. Disponível em: https://lecota.paginas.ufsc.br/files/2020/06/Besouros-rola-bostas-da-Mata-atlatica-da-ilha-de-santa-catarina-FINAL.pdf. Acesso em: 13 out. 2025.
O BESOURO rola-bosta. Infoteca-e, [Brasília, DF]: Embrapa, 2023. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1154422/1/2023-Besouro-rola-bosta.pdf. Acesso em: 13 out. 2025.
OLIVEIRA, Leticia L. de. Besouro vive em meio a fezes para proteger suas larvas. Butantan, 15 maio 2021. Seção Bu-Butantã. Disponível em: https://butantan.gov.br/bubutantan/besouro-vive-em-meio-a-fezes-para-proteger-suas-larvas. Acesso em: 13 out. 2025.

Sobre a autora: Maria Eduarda Santana Prado, graduanda em Ciências Biológicas – Bacharelado, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui enorme interesse pela natureza e seu funcionamento, sendo uma grande admiradora dos insetos, em específico os besouros e formigas. Atualmente, faz parte do LAPEB, Laboratório de Pesquisa em Ecologia e Biodiversidade.
E-mail de contato: maria.minasbio@gmail.com | maria.prad8@ufu.br







Comentários