top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Perícia Ambiental: Como a natureza ajuda a desvendar crimes ambientais

Atualizado: 1 de set. de 2021

Você sabe o que é Perícia Ambiental?


É uma investigação, com o objetivo de responder à pergunta “O que aconteceu?”. Existem as esferas judicial e a extrajudicial. A primeira, pode ser penal, que está relacionada a investigação de um crime ambiental ou civil, que visa identificar um dano ao meio ambiente.

Já na extrajudicial, é a esfera administrativa que está associada a uma infração. O perito é o responsável pelo processo investigativo de ambas as esferas.


A Perícia se baseia na Lei dos Crimes Ambientais n°9.605, de 12 de Fevereiro de 1998, avaliando condutas nocivas ao meio ambiente, a fim de esclarecer fatos de maneira científica e com base em provas concretas. Essa lei dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.




Este tipo de atividade pode ser aplicado quando for contratado por decisões judiciais ao dano ambiental e a exploração de uma ação potencialmente poluidora, em que serão apurados pelo perito o solo, lençóis freáticos, flora, paisagem, saúde, cultura, entre outras coisas que poderão ser relevantes. Todos os dados e informações coletados na perícia são organizados nos laudos periciais, que serão considerados a prova final a ser julgada pelo juiz.


A Perícia também pode ser aplicada quando o profissional for contratado por um cliente, que pretende se defender de uma possível autuação.


Como se tornar perito?

Além de possuir graduação na área ambiental, deve-se ser registrado no conselho da sua profissão e ser inscrito no fórum da região onde deseja atuar ou passar por um concurso. Alguns dos cursos na área ambiental são: Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, entre outros.


No caso da Biologia, as regiões dos Conselhos Regionais de Biologia (CRBio) são: 1ª Região (São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul); 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo); 3ª Região (Rio Grande do Sul e Santa Catarina); 4ª Região (Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal); 5ª Região (Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte); 6ª Região (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima); 7ª Região (Paraná); e a 8ª Região (Bahia, Alagoas e Sergipe).


Os Conselhos Federal e Regionais de Biologia têm como objetivo normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Biólogo, bem como exercer outras atividades relacionadas ao âmbito de suas respectivas atribuições.


O Conselho Federal de Biologia (CFBio) tem função NORMATIVA de estabelecer atos necessários à interpretação e execução das Leis; Orientar, instalar e inspecionar os Conselhos Regionais; Supervisionar a fiscalizar o exercício profissional em todo território nacional; entre outros. Os CRBios têm função EXECUTIVA de fiscalizar o exercício profissional na área da sua jurisdição (nos estados de sua abrangência); cumprir e fazer cumprir as disposições de regulamento.


Você sabe por que é importante a existência dessa área?


Os peritos são fundamentais quando se trata de conservação ambiental e controle das atividades humanas sobre os recursos naturais. Para tentar minimizar e reverter os impactos e/ou danos ambientais, há a necessidade de um especialista com atuação multidisciplinar para auxiliar o legislador a fazer uma aplicação correta e eficaz da lei a ser cumprida.



REFERÊNCIAS

https://cfbio.gov.br/. Acesso em: 28 maio 2020.


 



Sobre a autora: Isabella Queiroz de Avarenga, graduanda em Ciências Biológicas/Licenciatura-UFU.

Contato: isabella.bebella@hotmail.com @isabella_qa




 

342 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 comentarios


isaparreira.minasbio
isaparreira.minasbio
28 ago 2020

É uma área de atuação do biólogo muito interessante, importante e pouco explorada. Adorei o tema!

Me gusta

Bethania Dias
Bethania Dias
24 ago 2020

Gostei muito texto, achei muito bom conhecer sobre outra área da atuação de um biólogo

Me gusta

Ladiel Aparecido
Ladiel Aparecido
22 ago 2020

Muito bom o texto, bem informativo e com um conteúdo não tao abordado nas redes sociais mas de grande importância com o meio ambiente e a civilização.

Me gusta

Thiago Ribeiro
Thiago Ribeiro
21 ago 2020

CSI biologia, muito interessante esse texto e muito importante também pra natureza e pra sociedade civilizada

Me gusta
bottom of page