top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

O Brasil Na COP27

Atualizado: 31 de jan. de 2023

A COP (Conferência das Partes ou Conferência das Nações Unidas) são reuniões que tratam de assuntos climáticos de todo planeta. Os países participantes são todos os assinantes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas como, por exemplo, Brasil, China, Índia, EUA, União Européia, entre outros.


A justificativa para este grandioso evento é justamente reunir os chefes de países para tratarem de problemas climáticos. Além disso, nas conferências são discutidas medidas que podem prevenir desastres climáticos.


Para termos uma noção da importância das COP’s é preciso ressaltar que, durante estas, foi estabelecido o Protocolo de Kyoto (1997), que tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa. Ademais, definiu o Mercado de Carbono e o Acordo de Paris (2015).


  • COP 27

Esse ano, a COP aconteceu entre os dias 6 a 18 de novembro, no Egito. O tema mestre foi a crise energética e também a falta de comprometimento dos países com o combate à emissão de carbono.


Fonte: Política Por Inteiro.

  • O Brasil na COP 27

O Brasil esteve presente em todos os dias do evento marcando presença em inúmeras palestras, debates e reuniões que foram promovidos pelos maiores especialistas climáticos do planeta.


A equipe brasileira também proporcionou aos visitantes uma pequena viagem pela Floresta Amazônica, por meio de óculos de realidade virtual. Além disso, também ofertou um espaço interativo “Green Energy”, que nada mais é do que uma área imersiva com telões apresentando fontes de energia limpa amplamente utilizadas no Brasil.


Fonte: Ministério do Meio Ambiente.

As principais pautas levadas pelo Brasil foram, a geração de energia limpa, reciclagem, tecnologia reversa e agricultura sustentável. Assim, podemos afirmar que conferências como esta auxiliam na contenção de crises, bem como, divulgar novas tecnologias sustentáveis.


Gostou do texto? Conta pra gente aqui nos comentários, compartilhe e continue acompanhando o blog! Acompanhem também nosso Instagram (@minasbio)!




REFERÊNCIAS:



FIESP (Brasil). Portal Clima em Debate. Notícias: Imprensa. In: O que é a Conferência das Partes? Entenda a estrutura da COP. [S. l.], 2022. Disponível em: http://climaemdebate.fiesp.com.br/noticias-imprensa/o-que-e-a-conferencia-das-partes-entenda-a-estrutura-da-cop/. Acesso em: 15 nov. 2022.


IPAM (Brasil). Notícias. In: Qual o objetivo do Protocolo de Quioto e quais são as metas específicas com as quais os países se comprometeram? E para quem elas valem?. [S. l.], 5 nov. 2015. Disponível em: https://ipam.org.br/entenda/qual-o-objetivo-do-protocolo-de-quioto-e-quais-sao-as-metas-especificas-com-as-quais-os-paises-se-comprometeram-e-para-quem-elas-valem. Acesso em: 15 nov. 2022.


MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (Brasil). Assuntos. In: Brasil abre estande na COP 27 e apresenta todo o seu potencial verde ao mundo em Sharm El-Sheik. [S. l.], 7 nov. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/brasil-na-cop/brasil-abre-estande-na-cop-27-e-apresenta-todo-o-seu-potencial-verde-ao-mundo-em-sharm-el-sheik. Acesso em: 15 nov. 2022.


REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC (BRASIL). Meio Ambiente: 2022. In: O que é a COP27 e por que ela é relevante para a agenda climática?. [S. l.], 4 nov. 2022. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/11/o-que-e-a-cop27-e-por-que-ela-e-relevante-para-a-agenda-climatica. Acesso em: 15 nov. 2022.


 

Sobre a autora: Milena Laura Soares, graduanda em Ciências Biológicas / Licenciatura - UFU, ama a botânica e a militância ambiental.


Contato: milenalaura.minasbio@gmail.com


 


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page