top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

O Aquecimento Global está causando danos irreverssíveis



O Aquecimento Global designa o aumento da temperatura média terrestre causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera. A temperatura média global aumentou cerca de 1,1 ºC desde a era pré-industrial e o calor oceânico está em níveis recordes. Esse aumento da temperatura está ligado diretamente a intensificação do efeito-estufa através das atividades antrópicas devido a emissão de gases poluentes, os chamados gases de efeito estufa.


Tendência de temperatura Global (1900-2014). Créditos: NOAA Climate.gov


O século XX foi o período mais quente da história desde o término da última glaciação. E as estimativas para o século XXI não são nada animadoras, devido ao aumento da degradação ao meio natural como a poluição, das queimadas e do desmatamento – que são os principais causadores desse efeito climático- as temperaturas podem subir ainda mais.


Outra causa para as mudanças climáticas é a emissão dos gases-estufa. Os principais gases são: o dióxido de carbono (CO2), gerado em maior parte pela queima de combustíveis fósseis; o gás metano (CH4), gerado na pecuária, na queima de combustíveis e da biomassa e também em aterros sanitários; o óxido nitroso (N2O), produzido pelas fábricas; além de gases com flúor, tais como os flúor-hidrocarbonos e os perfluorocarbonos.


Indústrias lançam milhões de toneladas de poluentes na atmosfera todos os anos. Foto: Tatiana Grozetskaya / Shutterstock.com


Assim como as florestas, os oceanos – os verdadeiros pulmões do mundo, para saber mais sobreacesse nosso texto do blog-também são diretamente impactados com o aquecimento global. As algas marinhas e os fitoplânctons são os responsáveis pela absorção de gás carbônico e a emissão de oxigênio.


Derretimento de Geleiras na Antártida. Foto por: AFP ImageForum


Os principais efeitos do Aquecimento Global são:


  • Degelo das calotas polares (dados aprontam que o degelo das calotas polares está ocorrendo 6 vezes mais rápido que na década de 90)

  • Elevação do nível dos oceanos

  • Aumento das temperaturas

  • Menor disponibilidade de água no planeta

  • Maior ocorrência de períodos de seca

  • Redução da oferta de recursos naturais

  • Desequilíbrio ecológico

  • Escassez de alimentos

  • Propagação de doenças e pandemias


Aquecimento Global e o Efeito Estufa


O Efeito Estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra habitável, pois isso mantém a temperatura média do planeta, evitando que o calor seja totalmente irradiado de volta para ao espaço.


lustração do Efeito Estufa, por: forumseculo21.com.br.


O Efeito Estufa ocorre quando os raios solares atingem a superfície terrestre, devido a camada de gases de efeito estufa, em torno de 50% deles ficam retidos na atmosfera. A energia solar que chega até a superfície terrestre emitida pelos raios solares é absorvida em grande parte e logo irradiada de volta ao espaço.


Os gases responsáveis pelo efeito estufa são vapor d'água, clorofluorcarbono (CFC), ozônio, metano, dióxido de carbono e óxido nitroso. Contudo, a concentração desses gases, principalmente o dióxido de carbono, aumentou significativamente na atmosfera nas últimas décadas. Com isso, a quantidade de calor está sendo retida na atmosfera, dando origem ao aquecimento global.


Mas, apesar de diversos trabalhos publicados e evidencias cientificas sobre o aumento da temperatura do planeta, ainda existem alguns pesquisares que acreditam não estar havendo um aquecimento e sim um resfriamento. Mas e você, o que acha sobre isso?

Há várias reportagens que mostram o aumento das temperaturas registradas em algumas cidades. Isso interfere também diretamente nos nossos biomas, como exemplo as queimas que ocorreram no Pantanal, que aumentaram 210% neste ano.





REFERÊNCIAS


PENA; SOUSA. Aquecimento global. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm> Acesso em: 08 dez. 2020.


MAGALHAES, Lana. Efeito Estufa. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/efeito-estufa/> Acesso em: 08 dez. 2020.


MENDONÇA, Gustavo Henrique. Queimadas no Pantanal. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/queimadas-no-pantanal.htm#:~:text=Segundo%20o%20Instituto%20Nacional%20de,2020%2C%20foram%20registrados%2014.489%20focos.> Acesso em: 09 dez. 2020.



 

Sobre a autora: Júlia Ribeiro Inocêncio, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado-UFU, amante do mar e de música e apaixonada pela biologia.

Contato: juliaribeiroinocencio@gmail.com


 

451 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page