Buscar
  • minasbioconsultoria

Mudanças Climáticas

Você realmente sabe o que são essas mudanças no clima? Qual seu efeito e causa?

O ano de 2020/2021 não foi apenas marcada pela pandemia, mas também o ano do recorde de temperaturas e de crescente impacto das mudanças climáticas: enchentes, secas, tempestades, incêndios e pragas de gafanhotos. Ainda mais preocupante é que o mundo está caminhando para um aumento de temperatura de pelo menos 3°C neste século.


Mudanças climáticas é um conceito que se refere à variações no clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo, incluem a temperatura, a intensidade das chuvas e eventos climáticos extremos, como furacões e ondas de calor.


Foto: WWF / Michel GUNTHER

As mudanças climáticas podem acontecer de forma natural, como alterações na radiação solar ou movimentos da órbita da Terra porém, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) estudos científicos comprovam que o aumento da temperatura do planeta está sendo causado por ações humanas ao longo dos últimos 250 anos.


Estudos feitos pela NASA e pela Noaa (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) constataram que em 2018 a temperatura registrada na Terra foi a quarta mais alta nos últimos 140 anos. Segundo cientistas, a Terra aquece cerca de 0,2ºC por década, porém em 2017 a temperatura aumentou cerca de 0,83ºC.


Foto: iberdola.com

Quais são as causas das mudanças climáticas?


Muitas consequências das mudanças climáticas se tornarão irreversíveis com o tempo e os impactos continuarão a aumentar e se agravar à medida que as emissões aumentarem. Após a Revolução industrial, com a ascensão do capitalismo, o consumo exagerado e a produção elevada, além de aumentar a exploração dos recursos naturais, provocaram também o aumento da poluição atmosférica. Entretanto, as mudanças também se dão por causas naturais.


Causas antrópicas:


● Queima de combustíveis fósseis, o que emite à atmosfera gases de efeito estufa.


● Aumento do desmatamento, ou seja, da retirada da cobertura vegetal.


● Emissão de gases poluentes à atmosfera por indústrias e automóveis.


● Poluição do solo e dos recursos hídricos, o que altera o equilíbrio ambiental.

Causas naturais:


EL Niño e La Niña: Esses fenômenos causam alterações na temperatura média das águas do Pacífico, modificando as condições climáticas das áreas em que atuam.


● Atividade vulcânica: Os vulcões podem apresentar períodos de maior atividade. Em situações de elevadas ocorrências de erupções vulcânicas, ocorre o sistema de resfriamento climático da Terra.


● Órbita da Terra: O planeta sofre variação em sua órbita segundo os movimentos que realiza, o que faz ele receber mais ou menos radiação solar.


● Incidência solar: A radiação solar que chega até a superfície pode variar, podendo ser mais elevada ou reduzida em alguns períodos.


Foto: imirante.com

Como conter essas mudanças climáticas?


As mudanças climáticas afetam não só o meio ambiente como também a saúde e o bem-estar da população humana. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a mudança climática é um dos maiores desafio do nosso tempo, e para conter o avanço dessa problemática, essa pauta é discutida no mundo todo através de conferências ambientais. Nestas conferências são reunidos representantes de diversas nações para avaliar pesquisas e estudos com esse tema e buscam soluções para amenizar os problemas causados pelas mudanças climáticas.


Como exemplo é o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 e que entrou em vigor em 2005 com o objetivo de propor metas aos países em desenvolvimento a fim de diminuir as emissões de dióxido de carbono e também contar com a ação voluntária dos países em desenvolvimento.


E aí, gostou do nosso texto? conheceu mais sobre o assunto? Deixe um comentário pra gente!!



REFERÊNCIAS


O que são mudanças climáticas?. PREFEITURA DE SÃO PAULO. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/noticias/?p=290788> Acesso em: 11 set. 2021.


Quais as consequências das mudanças climáticas?. ECYCLE. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/consequencias-das-mudancas-climaticas/> Acesso em: 11 set. 2021.


Mudanças Climáticas. BRASIL ESCOLA. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mudancas-climaticas.htm> Acesso em: 11 set. 2021.




Sobre a autora: Júlia Ribeiro Inocêncio, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado-UFU, amante do mar e de música e apaixonada pela biologia.


Contato: juliaribeiroinocencio@gmail.com



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo