top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Movimento Empresa Júnior (MEJ)

Atualizado: 1 de set. de 2021

Você conhece o MEJ?

O Movimento Empresa Júnior pode até ter uma sigla pequena, MEJ, mas possui uma missão gigantesca: Através da vivência empresarial, formar empreendedores capazes de transformar o Brasil. O movimento formado por alunos universitários das mais diversas áreas de conhecimento busca formar líderes que impactem o país, com pensamento inovador e capacidade de realização.



A História do MEJ


Em 1967 na França, estudantes da L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales - Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais (ESSEC) - sentiram necessidade de ter um contato real com o mercado de trabalho e por em prática as ferramentas e métodos aprendidos.


Com esse objetivo alunos engajados e comprometidos em suprir essa demanda fundaram a Junior ESSEC Consiel a primeira empresa júnior do mundo. Em pouco tempo a ideia se espalhou pelo país e chegou em outros cursos.

Fonte: dreamstime.com

No Brasil, em 1988, foram fundadas as empresas: Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas (FJFGV), Poli Júnior, e UFBA Jr, juntamente com a confederação brasileira (Brasil Junior). A partir de então o movimento tomou grandes proporções no mundo, mas só em 2006, a partir do acordo de cooperação firmado entre as confederações europeia e brasileira foi criada a Junior Enterprise Conference (JEWC).


A JEWC é a conferência criada pela união de cooperação entre as confederações europeia e brasileira. Em 2016, ocorreu o segundo fórum Global JE que culminou com a criação do Conselho Global JE. Dois Anos mais tarde a JE Global Concil foi renomeada pra Junior Enterprise Global (JEGLOBAL).


Quais são as Instâncias do MEJ?


As instâncias são entidades que agem nas instituições de ensino, estados e no país e têm objetivo fornecer uma experiência empresarial ativa capaz de formar líderes. As instâncias do MEJ são: JEGlobal, Brasil Júnior, Federações Estaduais e Núcleos Regionais.


A JE Global - Organização Mundial de Empresas Juniores - é a instância internacional que representa o Movimento Empresa Júnior. A Brasil Júnior é a instância que representa todas as EJs do país, possui a missão de “Representar e potencializar o Movimento Empresa Júnior brasileiro como agente de formação de empreendedores comprometidos e capazes de transformar o país”.


As Federações Estaduais são as instâncias que representam as EJs em âmbito estadual. Já os Núcleos regionais são as instâncias que representam regionalmente as EJs.

Fonte: juniorenterprises.org
Fonte:brasiljunior.org











Logomarca da Junior Enterprises Global. Logomarca da Brasil Júnior.



Mas afinal, o que é uma Empresa Júnior (EJ) ?


De forma técnica, uma Empresa Júnior ( EJ) é uma associação civil sem fins lucrativos formada por estudantes matriculados em curso de graduação em instituição de ensino superior, com o objetivo de proporcionar aos estudantes a realização de projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento profissional de seus membros e os preparem para o mercado de trabalho.


De forma prática, uma EJ é uma empresa formada apenas por estudantes de graduação que desempenham projetos relacionados ao seu curso e durante essa atividade desenvolvam habilidades de gestão empresarial e habilidades ligadas a área de atuação de seu curso.


Onde a MinasBio se encaixa nesse cenário?


A MinasBio Consultoria Ambiental é uma Empresa Júnior do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Federada em 2018 na Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais - FEJEMG, inserida no Núcleo Regional do Triângulo Mineiro/ Alto Paranaíba.


Fonte: fejemg.or
Fonte: nucleotriangulo.com







Logomarca da FEJEMG. Logomarca do Núcleo Triângulo.



Gostou de conhecer o Movimento Empresa Júnior? Então continue acompanhando nosso blog!


REFERÊNCIAS


Brasil Júnior. Conheça o MEJ. Disponível em: https://brasiljunior.org.br/portal-da-transparencia. Acesso em: 21 de setembro de 2020.


Medium. A História do Movimento Empresa Júnior. Disponível em: https://medium.com/@catijr/a-hist%C3%B3ria-do-movimento-empresa-junior-5f02a2c9fd37. Acesso em: 24 de setembro de 2020.


MeSalava blog. O que é e como funciona o Movimento Empresa Júnior. Disponível em: https://blog.mesalva.com/de-tudo-um-pouco/mej-o-que-e-e-como-funciona-o-movimento-empresa-junior/. Acesso em: 24 de setembro de 2020.


Fundação Estudo de administração. Empresa Júnior: o que é e por que entrar para o movimento. Disponivel em: https://fia.com.br/graduacao/blog/empresa-junior/. Acesso em: 24 de setembro de 2020.


Junior Enterprises. Quem somos. Disponivel em: https://juniorenterprises.org/je-global/. Acesso em: 23 de setembro de 2020.




 



Sobre a autora: Bethania Dias Barbosa, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado-UFU.

Contato: dias.bethania97@gmail.com @diasbethania_




 

458 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page