top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Inimigos naturais e seus benefícios

Você sabe identificar um inimigo natural, e por que ele é importante? Nesse texto vamos entender quem faz parte desse grupo e sua posição na cadeia trófica. Além de ser uma alternativa importante de manejo para reduzir o uso de agrotóxicos.


O que é um inimigo natural?


Os inimigos naturais são caracterizados por serem capazes de se alimentar de outros insetos que trazem dano econômico, ao pequeno produtor familiar, até grandes safras na agricultura. Estes grupos de artrópodes são agentes do controle biológico que têm ação positiva para o equilíbrio do agroecossistema. Eles atuam reduzindo a população da praga e a mantém abaixo do nível de controle, ou em uma posição geral de equilíbrio, na qual as pragas agrícolas não podem causar danos.


Esses agentes de controle populacional podem ser: predadores, parasitas ou patógenos. São divididos também em macrorganismos que incluem os insetos, ácaros e nematóides, e microrganismos, que são os vírus, bactérias, protozoários e fungos. Eles ocorrem naturalmente no ambiente sendo benéfico por serem reguladores de pragas e não trazer nenhum dano à natureza.


Fonte: fsm2009amazonia.org.br

Quais são os benefícios do controle biológico?

A “Primavera Silenciosa” (Silent Spring) de Rachel Carson é um livro publicado em 30 de junho de 1962, que retrata como os pesticidas faziam mal a todos os seres vivos, e seu título tem como referência o silêncio dos pássaros mortos pela contaminação dos agrotóxicos. Bióloga e escritora, foi responsável pela maior revolução ecológica dos Estados Unidos e do mundo.


Ao passar dos anos o uso exacerbado de pesticidas e agrotóxicos nas plantações agrícolas começou a gerar contaminações e consequências sérias para as lavouras e para o homem. A partir daí se viu a necessidade do controle biológico que se destaca por reduzir a exposição dos aplicadores aos pesticidas, diminuição do risco de poluição ambiental, evita a morte de insetos polinizadores, pragas mais resistentes por seleção natural, contaminação nos alimentos, não afeta a qualidade do solo, além de fortalecer a agricultura orgânica e agroecologia.


Fonte: mdig.com

“DDT aplicado diretamente na cabeça de jovens, crianças e adultos para infestações de piolhos.”


Fonte: sitesustentavel.com

Já ouviu falar sobre as Interações Tritróficas?

A interação entre planta, pragas e inimigos naturais, forma uma estrutura complexa chamada interação tritrófica, que podem ser derivadas de alguns fatores como o efeito direto ou indireto da planta sobre a biologia ou comportamento do inimigo natural, devido a substâncias químicas ou características morfológicas presentes na planta.


Fonte: Alexander, Wikimédia Commons

Essa comunicação inseto-planta define o quanto é importante manter a regulação dessas populações no campo, uma vez que cada organismo é importante para a sobrevivência do outro. A relação se mostra mútua e dependente, principalmente em aspectos relacionados à busca de alimentos e reprodução. Enquanto as plantas fornecem alimentos, abrigo e locais para a reprodução dos insetos; as abelhas, vespas, borboletas, mariposas e moscas são alguns exemplos que contribuem com os processos reprodutivos das plantas atuando como agentes polinizadores, favorecendo a fecundação cruzada, e a diversidade genética de várias espécies vegetais.


Portanto o entendimento dessas interações deve ser empregado como ferramenta para o aprimoramento dos programas de manejo integrado de pragas, diminuindo as aplicações de agroquímicos, e buscando conservar as relações entre os organismos pertencentes ao sistema trófico, conferindo maior dinâmica ao agroecossistema.


E aí, gostou desse tema? Conte para a gente nos comentários e continue acompanhando nossos textos!



REFERÊNCIAS:


Como manejar os inimigos naturais de pragas agrícolas da sua área. Disponível em: < https://blog.aegro.com.br/inimigos-naturais-de-pragas-agricolas/ >. Acesso em: 15 Aug. 2021.

Controle biológico de pragas na agricultura: como garantir a saúde das plantações. Disponível em: < https://pixforce.com.br/controle-biologico-de-pragas-na-agricultura/ >. Acesso em: 14 Aug. 2021.

Controle biológico faz parte do futuro. Disponível em: < https://croplifebrasil.org/conceitos/controle-biologico/ >. Acesso em: 14 Aug. 2021.

 

Sobre a autora: Marcela Barbosa, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado-UFU. Contato: marcela.barbosa@ufu.br, @marcelabarbosa.s


 


904 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page