Buscar
  • minasbioconsultoria

HORTA ESCOLAR: UM VERDADEIRO LABORATÓRIO VIVO


Você conhece esse projeto?


A horta é um espaço de cultivo pessoal ou coletivo, de legumes e hortaliças. Esse espaço oferece uma possibilidade eficiente de aprendizagem entre os integrantes do ambiente escolar, já que é o melhor ambiente para se desenvolver o conhecimento e estimular as trocas de experiências, tanto entre os próprios alunos, quanto entre a escola e comunidade em si, de uma forma mais ampla. Sendo assim, a união desses dois elementos permite o aprendizado de forma prática e estimulante, levando os alunos a explorarem as alternativas, entenderem a importância da vida e como ela surge, como cuidar dela e os benefícios que ela traz. Dessa forma, o projeto de implantação de hortas nas escolas incentiva uma alimentação saudável que, consequentemente, afeta positivamente o desenvolvimento físico e mental da criança.


Pensando nisso, as hortas escolares podem ser consideradas verdadeiros laboratórios vivos, levando a aula para além da sala e quebrando um pouco do modo tradicional de ensino. Sabe-se a relevância da experimentação para eficácia do processo de aprendizagem, esse projeto proporciona que o aluno tente, erre, pense e force sua criatividade.


Fonte: vilavelha

Quais são os benefícios?

  • Variedade de alimentos de baixo custo e de alto valor nutricional, sem agrotóxicos, podendo ser aproveitados para a própria alimentação escolar;

  • Acesso da comunidade por compra ou doação;

  • Promoção da saúde para alunos, professores e pais;

  • Experimentação prática;

  • Popularização da ciência junto ao público estudantil, despertando nos alunos o interesse por uma carreira científica;

  • Troca de experiências multidisciplinares;

  • Protagonismo dos alunos em contato com a natureza;

  • Resgate das culturas regionais;

  • Estímulo dos sentidos

  • Importância da higiene;

  • Ocupação de possíveis espaços ociosos na escola.

  • Criatividade desenvolvida no manejo das hortas, além da possível reciclagem, como mostra a imagem a seguir:


Fonte: Webfólio PNAIC Condeúba

Como fazer uma horta?


É interessante que a horta seja feita por algum profissional ou uma pessoa ligada à escola que entenda sobre agricultura/cultivo de hortaliças, pois, dessa forma, facilita na montagem, acompanhamento e ensinamento para as crianças.


1- Localização e preparo da terra: terreno plano, terra fofa, luminosidade, isolado de animais e pessoas e disponibilidade de água nas proximidades;


2- Organização: escolha das hortaliças e temperos e planejamento do plantio;


3- Ferramentas: adquirir as ferramentas necessárias para o manejo, geralmente a enxada, regador, ancinho, carrinho de mão…


4- Adubação dos canteiros: o adubo pode ser feito de forma natural através da compostagem, lembrando que a MinasBio trabalha com a venda de composteiras domésticas e também faz o acompanhamento do processo!


5- Covas e preparo: é importante que sejam feitas até 18 dias antes do plantio, o espaçamento pode variar de acordo com a espécie plantada.


6- Cuidados: a rega deve ser feita pelo menos a cada dois dias, dependendo da região. É possível conferir a necessidade de água verificando a umidade do solo, que não pode estar nem encharcado, nem seco. Deve ocorrer uma limpeza eventual de sujeiras e ervas daninhas, para não prejudicar o sucesso da horta.


7- Colheita: depende do período de maturação de cada espécie, podendo ser feita através da retirada parcial ou total da planta, e sempre deve ser higienizada antes de consumir.


8- Análise do projeto e educação ambiental: avaliar os pontos que tiveram sucesso e os que precisam melhorar. Além disso, é válido integrar a teoria com a prática e ensinar os alunos sobre o meio ambiente, nutrição dos alimentos, ciclos dos nutrientes e resíduos...


Fonte: Creative Commons

Desafios


Pode ser difícil encontrar um espaço físico para o projeto ser realizado, considerando que a maioria dos espaços escolares já são utilizados para diversas atividades, e além da horta, é possível a opção de uma estufa vinculada. Além disso, as escolas podem estar acostumadas com o estilo padrão de educação, e apresentarem uma certa resistência de pais e alunos ao realizar uma atividade diferente, isso pode ser um problema, considerando o encaixe do projeto na grade curricular dos alunos. Por fim, antes de iniciar o planejamento de uma horta escolar é extremamente importante encontrar profissionais habilitados que lidem com isso, e que também possam capacitar os professores, levando a informação para os alunos.


Fonte: Ascom/Prefeitura de Santarém

Projetos já realizados:


Planejamento e administração: o professor estuda as orientações para a montagem de uma horta e orienta as crianças para que elas mesmas montem e façam o acompanhamento.


Aplicação das ciências e da saúde: utilizar dos conceitos científicos de cadeia alimentar e ciclo de nutrientes para explicar o processo ocorrido nas hortas, concluindo com a importância da nutrição humana com alimentos orgânicos.


Aplicação da matemática: associar a disciplina ao período de colheita e às questões numéricas, agrupando as plantas e mostrando noções de conjuntos às crianças.


Preparação do cardápio da merenda: importante interação que resgata as receitas locais e das noções de cada nutriente necessário em uma refeição. Podendo envolver um momento de pesquisa de receitas e até a preparação das refeições em conjunto como uma forma de descontração e aprendizado.


Produção animal: aproveitar o espaço e relacionar a prática sustentável com a criação de animais também.


Fonte: Alpha ideal

Gostou desse tema? Conte para a gente nos comentários e continue acompanhando nossos textos!



REFERÊNCIAS:


MARCOS, Ítalo. Embrapa. In: Horta escolar estimula o protagonismo e a alimentação saudável. [S. l.], 25 maio 2019. Blog.


IRALA; FERNANDEZ, Clarissa; Patricia. Manual para escolas: A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis. 2001. Manual. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.


Sugestão para projeto horta escolar. [S. l.], 6 out. 2013. Disponível em: http://pnaiccondeuba.blogspot.com/2013/10/sugestao-para-projeto-horta-escolar.html. Acesso em: 10 ago. 2021.



Sobre a autora: Marcela Andressa Sponchiado, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado – UFU. Apaixonada por plantas e animais.

Contato: sponchiadoma.2000@gmail.com




50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo