top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

“Fofauna”. Um Termo que Devemos Utilizar?

Você já ouviu falar no termo utilizado para animais super fofos? A “Fofoauna”?

A "Fofofauna" é um termo referente à Megafauna Carismática. São animais amplamente reconhecidos por suas características físicas atraentes e adoráveis. Estes animais geralmente possuem feições, comportamentos ou características que os tornam particularmente "fofos" aos olhos humanos. Exemplos de membros da “Fofofauna” incluem pandas, coalas, onças-pintadas, lobos, filhotes de cães e gatos, pinguins e diversas espécies de roedores e aves.


Os animais considerados parte da “Fofofauna” frequentemente compartilham certas características, como: 


Proporções Faciais: olhos grandes em relação ao tamanho da cabeça, rostos redondos e focinhos curtos.


Comportamento: movimentos lentos, brincalhões ou desajeitados que evocam simpatia.


Pelagem: textura macia e cores que aumentam a percepção de "fofura".


Fonte: Pinterest

Porém a “Fofofauna” vai além da estética e da fofura destes animais. Esse termo desempenha papéis significativos em várias áreas, como:


Na Conservação Ambiental: os animais da “fofofauna” frequentemente se tornam símbolos de campanhas de conservação, pois são atrativos aos olhos humanos e  podem aumentar o apoio público e financeiro para programas de preservação;


Na Educação e Sensibilização: utilizar animais da “fofofauna” em materiais educativos pode aumentar o engajamento e a conscientização sobre questões ambientais e de biodiversidade entre o público em geral, especialmente entre crianças;


E na Saúde Mental e Bem-Estar: curiosamente, estudos mostram que a interação com animais, ou mesmo a simples observação de imagens de animais fofos, pode reduzir o estresse e melhorar o humor. 


Fonte: facebook.com/animaissuperfofos

Apesar da importância e dos benefícios da “Fofauna”, a concentração em apenas animais fofos pode gerar impactos negativos sobre a fauna, podendo ocorrer: 


Desequilíbrio na Conservação: quando damos atenção e recursos desproporcionalmente direcionados para espécies fofas, outras espécies igualmente importantes, mas menos carismáticas, como algumas espécies de répteis, anfíbios e insetos podem ser negligenciadas. E isso acaba colaborando para a exploração de animais, como caça, tráfico e cativeiro inadequado. 


Também havendo possibilidade das pessoas criarem Expectativas Irrealistas da fauna: ao idealizar os animais da “Fofofauna”, criar expectativas irrealistas sobre a vida selvagem e os desafios reais que esses animais enfrentam na natureza pode ser uma consequência.   


A “Fofofauna” desempenha um papel significativo na interseção entre Biologia, Conservação e Cultura Popular. Ao utilizar a atratividade desses animais para promover causas importantes, podemos usufruir da educação ambiental e da conservação na proteção do meio ambiente e na preservação da biodiversidade, para ajudar a criar um mundo mais consciente e engajado na proteção da natureza


Fonte: Pinterest

Todavia, é um termo que devemos usar com cautela, para não negligenciar outros animais, principalmente aqueles que precisam de atenção e que estão ameaçados, mas que não apresentam feições ou características que os tornam “fofos”. Esses animais são importantes e precisam de reconhecimento, tanto quanto os animais que pertencem à “Fofofauna”.




Referências:

Fofofauna: entenda o que é o fenômeno que privilegia animais considerados ‘fofinhos’ e ‘carismáticos'. Disponível em: https://www.oliberal.com/belem/fofofauna-entenda-o-que-e-o-fenomeno-que-privilegia-animais-considerados-fofinhos-e-carismaticos-1.677182#:~:text=Fofoauna,at%C3%A9%20mesmo%20graciosos%20na%20apar%C3%AAncia. Acesso em: 21 de maio de 2024.

FOFOFAUNA E A PRESERVAÇÃO SELETIVA DAS ESPÉCIES. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=UaghMBeGAY0. Acesso em: 21 de maio de 2024.





 

Sobre a autora: Ticianne Ester de Almeida Silveira, graduanda em Ciências Biológicas / Bacharelado e Licenciatura - UFU. É apaixonada por Restauração Ecológica, Veredas e ama estudar a vida.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page