top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Eixo microbiota-intestino-cérebro


  • Você sabia que você é o que você come?


Fonte: Culturelle

Você sabia que a dieta e a saúde intestinal afetam os sintomas que são expressos nos distúrbios relacionados ao transtorno de ansiedade, estresse e depressão? Isso acontece por meio de alterações da microbiota. Levando em consideração que existe uma sinalização bidirecional entre intestino-cérebro, que é regulada nos níveis neural, hormonal e imunológico, essa comunicação é tão poderosa que o intestino é considerado o nosso “segundo cérebro”.


Essa sinalização permite que essa comunicação influencie tanto nas funções gastrointestinais quanto nas imunológicas, tendo em vista que a microbiota regula o epitélio intestinal, e sua composição pode ser interferida por fatores emocionais e pela integridade dos enterócitos (células de absorção que revestem a mucosa intestinal). Existem milhares de bactérias benéficas presentes na microbiota intestinal e têm como função sintetizar hormônios e neurotransmissores idênticos aos que existem no cérebro, sustentando a sinalização do Sistema Nervoso Central.



Fonte: Diana Ruffato Nutricionista

Quando há a disbiose (desequilíbrio na microbiota intestinal, diminuindo os organismos benéficos), podendo ser induzida por estresse e ansiedade, ela interfere na produção das citocinas, e com isso, acaba alterando a permeabilidade do revestimento intestinal, que quando acentuada, as bactérias ali presentes desencadeiam um quadro inflamatório, que pode ser evidenciado em pacientes com distúrbios mentais, modulando o comportamento emocional.


Mas o que fazer para combater essa disbiose? Ah, isso é fácil, com a ajuda dos probióticos. Os probióticos são utilizados para combater diretamente com as bactérias que estão causando algum “mau” no nosso organismo e assim restaura novamente o equilíbrio dentro do nosso intestino. Como nesse eixo é tão definido a comunicação entre o cérebro-intestino, é importante sempre cuidar da nossa microbiota intestinal, sendo um dos principais caminhos para trazer a saúde física e mental dos seres humanos.



Fonte: Prodiet Medical Nutrition



REFERÊNCIAS:


EIXO cérebro-intestino: a rota do bem-estar físico e mental. Disponível em: https://culturelle.com.br/blog/eixo-cerebro-intestino-a-rota-do-bem-estar-fisico-e-mental/. Acesso em: 20 nov. 2023.


FURTADO, Celine de Carvalho et al. Psicobióticos: uma ferramenta para o tratamento no transtorno de ansiedade e depressão? Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 40, Santos, São Paulo, 2018, ISSN: 2318-2083


MARESE, A., Ficagna, E., Parizotto, R., & Linartevichi, V. (2019). PRINCIPAIS MECANISMOS QUE CORRELACIONAM A MICROBIOTA INTESTINAL COM A PATOGÊNESE DA DEPRESSÃO. FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH), 1(3), 232-239. https://doi.org/10.35984/fjh.v1i2.40




 

Sobre a autora: Melissa de Souza Rodrigues, graduanda em Ciências Biológicas, Licenciatura – UFU, é apaixonada por musculação, natureza e gatinhos.



49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page