Buscar
  • minasbioconsultoria

Dia da árvore

Você sabia que em setembro comemoramos o dia da árvore ?? Dois dias antes do começo da primavera, estação mais colorida do ano!! Essa data só foi instituída em 1965, por um presidente chamado Castelo Branco, antes da escolha desse dia, as pessoas comemoravam, no Brasil, a festa Anual das Árvores, que acontecia na última semana de março.



Fonte: Lara Cecília

No dia 21 de setembro é comemorado o dia da árvore. As árvores desempenham um papel essencial para a natureza, fazendo parte de vários processos nos ecossistemas nos quais estão inseridas. Em homenagem a elas, vamos falar hoje sobre a importância delas para a manutenção da vida na Terra:


Fonte: Revista globo rural

Através do processo de fotossíntese as árvores estão constantemente retirando do ar o CO2 e adicionando O2 e água. Esta ação por si só já seria suficiente para dizer que sem as árvores, a vida na Terra seria inviável. O processo de retirada de dióxido de carbono do ambiente é fundamental para diminuição do aquecimento global. Em uma menor escala, este movimento é capaz de influenciar também na temperatura do local onde estão inseridas, diminuindo a sensação térmica e criando um ambiente agradável.


As árvores têm um grande papel econômico também. É a partir delas que são extraídos diversos Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) como as frutas, sementes, óleos, folhas, raízes e cascas que são essenciais na alimentação humana e também podem ser usados como medicamento. Além do mais, existem as matérias primas industriais como a própria madeira da árvore e seus derivados como as fibras, o látex, os pigmentos e as resinas.


Fonte: Blog Tool Box

A relação das árvores com a água é muito íntima! Elas participam ativamente do ciclo da água captando-a dos solos através de suas raízes e liberando-a no ar pelo processo de transpiração. Isto é fundamental na regulação hídrica e o processo é essencial para a manutenção das chuvas. Além disso, a cobertura vegetal provida pela copa das árvores é capaz de evitar a erosão e suas raízes são capazes de absorver água, mantendo o solo firme e saudável e evitando os desmoronamentos de terra.


Entendendo tudo isto, é possível entender a importância das árvores que formam as matas ciliares. Elas são fundamentais para a manutenção do fluxo de água corrente, inclusive sendo protegidas pela legislação.



Fonte: Lara Cecília

As árvores são absolutamente essenciais para a manutenção da biodiversidade. Além de elas mesmas fazerem parte da grande diversidade de vida no planeta com suas incontáveis espécies, são também o abrigo e fonte de alimento para a fauna.


Nos ano de 2020 e 2021 vimos no Brasil aumentarem consideravelmente o número de queimadas. Atualmente vivemos uma crise hídrica resultante de diversas queimadas que aconteceram no pantanal em 2020 e que pode ser a causa de mais queimadas que se intensificam cada vez mais. Nestas queimadas, perdemos uma quantidade inestimável de biodiversidade, e agora vivemos as consequências de não termos conseguido preservá-la.


Para saber mais sobre as queimadas leia o nosso texto: “O efeito das queimadas sobre o meio ambiente e saúde humana”.


A partir de agora, devemos nos preocupar em manter as florestas que restam, e trabalhar para restaurar o que foi perdido, já que sem as florestas que perdemos muito dificilmente seremos capazes de restabelecer o equilíbrio que foi perdido.


Fonte: elissalles.com.br

Curiosidade: O ipê amarelo é considerado a árvore símbolo do Brasil!



E aí, gostou do nosso texto? Continue acompanhando nosso blog!



REFERÊNCIAS:


https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/09/dia-da-arvore-celebra-importancia-da-preservacao-para-vida-na-terra.



https://etica-ambiental.com.br/entenda-importancia-das-arvores/.



https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1005349/produtos-florestais-nao-madeireiros-uso-sustentavel-de-acai-andiroba-castanha-e-cipo-titica.



https://noticias.r7.com/brasil/seca-pode-intensificar-novo-recorde-de-queimadas-no-pantanal-em-2021-29082021.



https://paranashop.com.br/2018/09/dia-da-arvore-ipe-amarelo-e-arvore-simbolo-do-brasil/.




Sobre o autor: Lara Cecília dos Santos Ângelo, graduanda em Ciências Biológicas/bacharelado- UFU. Pretende dar aula no futuro e ama a área de Anatomia e fisiologia humana.

Contato: laracecilia.minasbio@gmail.com, @laraceciliang



28 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo