top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Branqueamento de Corais: entendendo este fenômeno

Preparem a roupa de mergulho e venha conhecer sobre este fenômeno...


Primeiramente, os corais nada mais são que organismos marinhos coloniais pertencentes à classe dos Anthozoários (do grego anthos, flor, +zōon, animal) do filo Cnidária. Eles secretam um esqueleto externo de carbonato de cálcio. Além disso, despertam a atenção pela coloração que exibem, que é resultado da interação simbiótica com as algas zooxantelas.


Fonte: Pixabay

Provavelmente vocês já devem ter ouvido falar dos Recifes de Coral, que são importantes ecossistemas formados pela deposição do carbonato de cálcio secretado por esses organismos, em que a parte viva do coral corresponde à camada superficial do recife. Além disso, eles são responsáveis por fornecer alimento e abrigo para uma grande quantidade de formas de vida marinha.


Fonte: Canva
  • Mas, afinal, o que é o branqueamento de corais?


Como já mencionado, os corais estabelecem uma interação simbiótica com as zooxantelas, algas fotossintetizantes. Enquanto as zooxantelas fornecem os produtos resultantes do processo de fotossíntese como: o carbono orgânico, oxigênio e ainda facilita o processo de fixação do cálcio, o coral fornece gás carbônico, nutrientes orgânicos e suporte físico para as zooxantelas se instalarem e realizarem a fotossíntese.


O branqueamento de corais por sua vez, consiste na expulsão das algas zooxantelas. Esse processo resulta na perda da coloração dos corais, o que faz com que eles fiquem translúcidos e assim, seja possível observar o esqueleto de carbonato de cálcio. Dessa forma, os corais adquirem uma coloração branca.


Fonte: Revista Superinteressante

Dentre os fatores que resultam o branqueamento de corais, destaca-se o aumento da temperatura da água, seja pelo aquecimento global ou por eventos sazonais. Nas situações que há mudança da temperatura em virtude da sazonalidade, observa-se o retorno da coloração dos corais. Vale destacar que, fatores como alta incidência de luz ultravioleta, sedimentação excessiva, salinidade e poluição também contribuem para a ocorrência desse fenômeno.


Esse fenômeno é muito prejudicial para a interação entre o coral e as algas zooxantelas, porque como visto anteriormente, eles estabelecem uma relação benéfica para ambos. Como resultado do branqueamento, é observado a diminuição da taxa de crescimento desses organismos e o aumento de doenças nos corais, que pode ocasionar a sua morte. Consequentemente, provoca alterações nos organismos associados a ele e dessa forma, pode causar a perda de biodiversidade.


  • Jardineiros de corais


Existe uma associação, Coral Gardeners, que se dedica ao cultivo de corais. O propósito é realizar o cultivo de fragmentos de corais para que depois possam ser levados para o recife. Além disso, buscam conscientizar sobre a importância desses organismos a partir das mídias sociais, eventos e embaixadores.


Fonte: Coral Gardeners



REFERÊNCIAS:




SARDINHA, Vanessa. Branqueamento de corais. Biologia Net. Disponível em: <https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/branqueamento-corais.htm>. Acesso em: 10 jun. 2023.

SANTOS. Recifes de corais. Biologia Net. Disponível em: <https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/recifes-corais.htm>. Acesso em: 10 jun. 2023.

AZEVEDO, Julia. Branqueamento dos corais: o que é e consequências - eCycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/branqueamento-dos-corais/>. Acesso em: 10 jun. 2023.


FILO CNIDARIA META. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: <https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/17305224022014Invertebrados_I_Aula_5.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023.


Coral Gardeners. Unesco.org. Disponível em: <https://www.unesco.org/en/articles/coral-gardeners>. Acesso em: 11 jun. 2023.





 



Sobre o autor: Taciara Lopes da Silva, graduanda em Ciências Biológicas/ Bacharel- UFU. É uma admiradora da botânica e da fotografia.

Contato: taciaralopes.minasbio@gmail.com






 

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page