top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

Avanços Na Indústria Automotiva

O sonho de possuir um Tesla ou um carro elétrico, e o que sabemos sobre essa indústria gigante que muda cada dia mais? O que acontece com essas empresas e o que elas esperam alcançar no futuro?


A indústria de automóveis é aquela que se dedica à produção de veículos automotores para o deslocamento de pessoas, animais ou mercadorias. Com o seu primeiro carro fabricado em 1886 por Karl Benz, sendo esse o primeiro carro da marca Mercedes Benz, essa indústria sofreu grandes mudanças no decorrer dos anos, principalmente na questão tecnológica: carros que se dirigem sozinhos, motores que podem ser carregados por eletricidade e muito mais.


Fonte: Pixabay.

Atualmente, a maior parcela do trabalho da montagem de carros são realizados por máquinas, o que é muito diferente se comparado ao começo dessa indústria revolucionária. O uso de máquinas nos permitiu uma maior velocidade e precisão durante a manufatura de um veículo, fazendo com que produzamos mais rápido e com maior qualidade para com os clientes.


Com o avanço nas tecnologias, podemos observar surgimento de funções em veículos que há 20 anos atrás seriam consideradas sci-fi (ficção científica) como, por exemplo, a função de alguns carros atuais de dirigir autonomamente, permitindo que o motorista do carro não precise dirigir, ou então, por exemplo, pesquisas sobre a conectividades de veículos pra que eles possam se comunicar, fazendo assim com que a direção automática fique ainda mais eficiente.


Fonte: Pixabay.

Porém, essa indústria também é responsável pela maior parcela de poluição do ar, sendo responsável por cerca de 90% da emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, além da emissão de outros gases e partículas.


Felizmente, a tendência ecológica chegou na indústria de automóveis. Pesquisas sobre veículos elétricos mais sustentáveis ao meio ambiente são cada vez mais constantes, no qual indústrias como a Porsche, BMW e outras apresentam cada vez mais opções elétricas, enquanto indústrias como a Tesla apresentam uma variedade ainda maior de carros movidos à eletricidade.


Fonte: Pixabay.

Vários avanços nos levaram até onde nos encontramos hoje e vários ainda estão por vir. Com a melhora de baterias para armazenamento de energia desde a evolução do processamento, inteligência de computadores e sistemas operacionais, a indústria automobilística irá continuar avançando e se tornando cada vez mais moderna, apresentando opções mais sustentáveis ao meio ambiente.


Gostou do texto? Conta pra gente aqui nos comentários, compartilhe e continue acompanhando o blog! Acompanhe também nosso Instagram (@minasbio)!



REFERÊNCIAS:



POLUIÇÃO DO AR DE VEÍCULOS AUTOMOTORES TUTELA PENAL. Jamil Luiz Simon 2° Promotor de Justiça de Campos do Jordão. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: <http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Criminal/Criminal_Juri_Jecrim/Jecrim_Artigos/Tese%20publicada%20-%20Revista%20Ambiental%20-%20polui%C3%A7%C3%A3o%20ve%C3%ADcular.pdf>.


NOTICIAS. Conheça o primeiro carro feito no mundo – Revista Reparação Automotiva. Revista Reparação Automotiva. Disponível em: <https://www.reparacaoautomotiva.com.br/2021/10/06/conheca-o-primeiro-carro-feito-no-mundo/#:~:text=Muitos%20especialistas%20do%20segmento%20automotivo,quatro%20tempos%20e%20954%20cilindradas.>.


SILVA, Luciana. Conheça os desafios e tendências da indústria automobilística. Blog Checklist Fácil. Disponível em: <https://blog-pt.checklistfacil.com/industria-automobilistica/>.


Indústria automotiva no Brasil. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/economia/industria-automotiva-no-brasil/>. Acesso em: 14 jun. 2022.


‌UNDECIDEDMF. Porsche Taycan Isn’t Competing With Tesla – and Why That’s Okay - Undecided with Matt Ferrell. Undecided with Matt Ferrell - Exploring how technology impacts our lives. Disponível em: <https://undecidedmf.com/episodes/porsche-taycan-isnt-competing-with-tesla-and-why-thats-okay>. Acesso em: 14 jun. 2022.


 

Sobre o autor: Natan Pazini, graduando em Ciências Biológicas/bacharelado- UFU.

Contato: natan.minasbio@gmail.com




 

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page