O QUE SÃO? QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANIMAL VENENOSO E PEÇONHENTO? COMO EVITAR SER PICADO E O QUÊ FAZER QUANDO SE RECEBE UMA PICADA?
Inicialmente, um animal peçonhento é aquele que possui glândulas de veneno e que podem inocular com facilidade essa substância em outro indivíduo, através de dentes ocos, ferrões ou aguilhões. Exemplos: aranhas, escorpiões, serpentes, lacraias, abelhas, etc.
A diferença entre animal peçonhento e venenoso se dá por meio de “transmitir esse veneno”, uma vez que os animais venenosos não possuem o aparelho inoculador, que seria a forma de injetar o veneno. Eles usam do método passivo para fazer essa “transmissão” como contato, compressão ou ingestão. Exemplos: sapos, baiacu, taturana, etc.
Como evitar?
Como vimos que eles são perigosos, precisamos saber evitar futuros acidentes, não é verdade? Uma das maneiras de se evitar é usar calçados fechados e calças compridas quando se está em matas fechadas, fazendas e/ou lugares com gramas e folhas secas acumuladas no chão.
Dentro da área urbana, em casa e apartamentos, mantenha uma boa limpeza do local, preservando a organização e o não acúmulo de entulhos e lixos, sempre conferindo armários, cortinas, debaixo de camas e locais escuros e fechados.
E se eu for picado, o que devo fazer?
Bom, inicialmente mantenha a calma, limpe o local com água corrente e sabão e siga rapidamente para um serviço médico mais próximo. Tente identificar qual foi o animal que você levou a picada, para ajudar os profissionais no diagnóstico mais rápido e tomar a decisão de qual remédio/antídoto/soro poder lhe aplicar.
Gostaram do texto? Conta pra gente aqui nos comentários, compartilhe e continuem acompanhando o blog!
REFERÊNCIA:
MINISTÉRIO DA SAÚDE, Biblioteca virtual da saúde. Picadas de insetos e animais peçonhentos – parte 1. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/picadas-de-insetos-e-animais-peconhentos-parte-1/>. Acesso em: 03 de fevereiro de 2022.
Sobre a autora: Vitória Luiza, graduanda em Ciências Biológicas/Licenciatura-UFU. Gosta bastante de ensinar, apaixonada em zoologia e amante de laboratórios.
Contato: vitorialuiza.minasbio@gmail.com
Comments