Buscar
  • minasbioconsultoria

Abelhas - Por Que Não Conseguimos Viver Sem Elas?


Você já se perguntou o que aconteceria se as abelhas simplesmente desaparecessem do planeta Terra? Já se atentou ao quanto elas são importantes, quais serviços ecossistêmicos elas realizam e quais benefícios isso nos geram? Esses são questionamentos importantes a se fazer para entendermos que as abelhas são indispensáveis para a vida de muitos seres, e que merecem atenção e conservação.


Esses insetos fazem parte da ordem Hymenoptera e possuem uma diversidade imensa. Aquela figura conhecida na mídia com ferrão e cores amarela e preta não é nem de longe a representação da maioria desses animais. Existem abelhas sociais (que vivem em sociedade e trabalham juntas), solitárias (que vivem sozinhas), com ferrão exposto, com ferrão atrofiado… E dentro de cada uma dessas classificações ainda existem muitas outras!


Fonte: CTP.

Fonte: Pixabay

Cada uma delas é importante para a manutenção da vida no planeta. Conheça abaixo seus papéis ecossistêmicos e sua relevância:


1. Polinização - Manutenção e aumento dos frutos


A polinização é o transporte do grão de pólen da parte masculina da flor para a parte feminina de uma mesma flor ou uma diferente. Esse acontecimento gera sua fertilização, e é o agente formador dos frutos que nos alimentamos. A produção de frutos pode ser a base de muitas cadeias alimentares, e muitos deles só são gerados por conta da polinização. Cerca de 73% deles é polinizado pelas abelhas, responsáveis por garantir a geração e perpetuação das plantas. Sem esse serviço, o alimento gerado para a população mundial atual e para os animais seria insuficiente.


Com isso, percebemos que, sem esses animais, muitos frutos existiriam em pouquíssima quantidade. Existe uma relação específica importante entre essas espécies de abelhas e determinadas plantas. Um exemplo disso é a berinjela, polinizada pela mamangava, que precisa vibrar seu corpo para o pólen ser liberado da flor. Muitas abelhas não possuem esse mecanismo de vibração, impossibilitando a berinjela de ser polinizada por todas as abelhas, demonstrando o quanto a conservação das espécies é importante.


Além disso, ao facilitar a fecundação e gerar mais frutos, as abelhas proporcionam um aumento de produtividade agrícola significativo, além de melhorar a qualidade e aparência dos produtos a serem consumidos.


2. Polinização - Qualidade dos frutos


Além desses insetos ajudarem na quantidade de frutos, eles melhoram sua qualidade também. Esses tópicos não são imprescindíveis para a vida humana, mas sem eles nossa nutrição e alimentação seriam bem mais precarizados. Essa polinização dá aos alimentos mais peso, nutrientes, sementes, melhor aparência e maior vida de prateleira. Veja alguns exemplos:


  • Melão

O melão possui várias sementes que precisam ser polinizadas. Quando isso ocorre, a planta produz mais do seu fruto e seu tamanho aumenta.


  • Açaí

São necessárias várias polinizações para gerar um cacho saudável e cheio de açaís e, quando há uma polinização efetiva, isso ocorre com sucesso.


  • Morango

O morango precisa de inúmeras fertilizações para se formar. Portanto, um fruto bem polinizado se desenvolve por inteiro e uniformemente, enquanto um mal polinizado apresenta deformações onde não houve fecundação.


Fonte: Freejpg.
  • Quiabo

Um quiabo bem polinizado possui uma boa quantidade de sementes dos dois lados, fazendo com que ele seja uniforme e retilíneo. Quando o quiabo é mal polinizado, um de seus lados cresce menos pela presença menor de sementes, deixando-o curvilíneo.

  • Tomate

No caso do tomate, esse mecanismo favorece o sabor, pois quanto mais o tomate for polinizado, mais a planta investe em açúcares e ele fica mais doce.


Fonte: Pixabay.

3. Produtos


  • Mel: as abelhas podem coletar a “matéria prima” do mel de diversas formas, podendo ser o néctar de plantas, secreções de suas partes vivas ou as excreções de insetos sugadores das mesmas. Elas recolhem esse material e combinam com substâncias próprias, que, com maturação, se tornam o mel. Esse produto possui uma composição rica em nutrientes e propriedades terapêuticas, de alto benefício para consumo humano.


Fonte: Getty Images.

  • Própolis: é formado por resinas vegetais, secreções mandibulares e glandulares das abelhas, e pode ser depositado ao redor das colônias para evitar a entrada de alguns invasores. Possui grande capacidade antioxidante e antibiótica, portanto, um produto de muito valor.


Fonte: A.B.E.L.H.A.
  • Pólen: coletado e estocado pelas abelhas, passando por um processo de fermentação dentro do ninho. São produtos nutritivos e saborosos, utilizados para alimentação em saladas, por exemplo.


Fonte: NIT.

Por fim, podemos entender e concluir que os benefícios que as abelhas trazem são inúmeros, e que seu papel social é importante para nossa alimentação e nutrição, além de nos oferecer também produtos de ótimo aproveitamento. Com isso, enfatizamos a importância de espalhar essas informações às pessoas de nosso convívio, para que todos entendam a importância de se conservar esse animal único e imprescindível para a vida.


Gostou do texto? Conta pra gente aqui nos comentários, compartilhe e continue acompanhando o blog! Acompanhem também nosso Instagram (@minasbio)!



REFERÊNCIAS:



FONSECA, Vera & SILVA, Patrícia. As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro Disponível em: <https://www.scielo.br/j/bn/a/rfBTk4ydKLKJYFzd6VWFvsm/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Resumo%3AAs%20abelhas%20s%C3%A3o%20consideradas,em%20v%C3%A1rias%20regi%C3%B5es%20do%20mundo>. Acesso em 09 de maio de 2022.


ONU marca Dia Mundial da Abelha BR. ONU News. 20 de maio de 2020. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2020/05/1714142>. Acesso em 09 de maio de 2022.


MENEZES, Cristiano; et al. Desafios e recomendações para o manejo e transporte de polinizadores. A.B.E.L.H.A. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/192737/1/Livro-Menezes-et-al-2018-Desafio-manejo-transporte-polinizadores-v-1.pdf>. Acesso em: 09 de maio de 2022.


SOUZA, Frederico & ALCICI, Nivia. Cartilha Mel e outros produtos da colmeia. Disponível em: <http://www.agricultura.mg.gov.br/images/documentos/cartilha%20mel-A.pdf>. Acesso em: 09 de maio de 2022.


A.B.E.L.H.A. O que é mel? Disponível em: <https://abelha.org.br/faq/52-o-que-e-o-mel/>. Acesso em: 09 de maio de 2022.

 

Sobre a autora: Marcela Andressa Sponchiado, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado – UFU. Apaixonada por plantas e animais.

Contato: sponchiadoma.2000@gmail.com


 





51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo