top of page

A importância da higienização das mãos: um aprendizado que começa na escola

  • Foto do escritor: minasbioconsultoria
    minasbioconsultoria
  • 9 de jul. de 2025
  • 4 min de leitura
Fonte: Canva - @thetatyananekrasovacollection
Fonte: Canva - @thetatyananekrasovacollection

Você já parou para pensar quantas vezes por dia nós colocamos as mãos no rosto, boca, olhos, pegamos em objetos ou encostamos em superfícies públicas? Fazemos isso o dia todo e então as nossas mãos podem entrar em contato com uma variedade de microrganismos, invisíveis a olho nu, mas que dependendo da nossa saúde podem ser perigosos.


Então a higienização das mãos é uma aliada na prevenção de doenças causadas por microrganismos, principalmente bactérias. Mas é preciso fazer a lavagem correta das mãos, e esse gesto tão simples tem um impacto direto na saúde individual e coletiva, por isso deve ser ensinado e reforçado desde cedo, especialmente na escola.

 

Microbiota da pele: Convivendo com microrganismos

Definimos a microbiota como uma variedade de microrganismos como fungos, bactérias e vírus que habitam o corpo humano, e essa microbiota pode ser dividida em dois grupos de microrganismos:


●       Microrganismos residentes -  são aqueles fixos na nossa pele rotineiramente, eles têm uma relação benéfica com o nosso corpo pois ajudam na inibição de patógenos e podem produzir sebo para a proteção da nossa pele.


●       Microrganismos transitórios - eles podem ou não ser contaminantes, alguns não conseguem nem se reproduzir na nossa pele. Eles não residem permanentemente no hospedeiro, e cada um tem um determinado grau de patogenicidade de acordo com a saúde, condições de higiene ou a integridade da barreira protetora da pele do hospedeiro.

 

Riscos da má higienização

Quando não lavamos a mão de forma adequada, podemos aumentar o risco de transmitir ou contrair doenças. Isso acontece especialmente em locais com grande circulação de pessoas, como escolas, transportes públicos, hospitais e até dentro de casa. Entre as doenças mais comuns associadas à má higiene das mãos estão:

 

●       Infecções gastrointestinais;

●       Gripes e resfriados;

●       Conjuntivites;

●       Infecções de pele;

●       Covid-19;

●       Hepatite A

 

A transmissão dessas doenças ocorre principalmente pelo contato direto que é quando acontece o contato com a superfície corporal de uma pessoa infectada, o contato pode ser por toque, beijo ou relação sexual. Ou pelo contato indireto acontece quando há um meio intermediário como algum objeto contaminado ou transportado por algum agente como os mosquitos.

Fonte: Canva - @gettyimages
Fonte: Canva - @gettyimages

Como fazer a higienização correta das mãos

Para que a higienização seja eficaz é preciso fazer mais do que lavar as mãos rapidamente apenas com água. O ideal é usar água corrente e sabão esfregando todas as partes das mãos por pelo menos 20 segundos.


É preciso molhar as mãos, aplicar o sabão e esfregar muito bem as palmas, esfregar o dorso, entre os dedos e embaixo das unhas, é importante não esquecer de esfregar todos os dedos e os punhos. Após isso é preciso enxaguar bem e secar com uma toalha limpa ou papel.

Mas caso esteja em um local com ausência de água e sabão, o uso de álcool em gel 70% é eficaz, principalmente em locais públicos.

Fonte: Canva - @monkeybusinessimages
Fonte: Canva - @monkeybusinessimages

Importância do tema na escola

A escola é um dos primeiros locais que temos o contato com mais pessoas, por isso é um espaço que nos ajuda a formar hábitos saudáveis de higiene como cuidar do cabelo, corpo, dentes e a higiene das mãos. A escola funciona como uma extensão da casa, então hábitos aprendidos nesse local precisam ser repassados e reforçados no ambiente familiar.

E para ensinar sobre a importância desse tema na escola podemos utilizar ferramentas que provocam a curiosidade e protagonismo dos estudantes, algumas atividades que podem ser realizadas:


●       Experimentos de crescimento bacteriano: utilizar amostras das mãos antes e depois da lavagem para observar o crescimento das bactérias em placas de petri.


●       Tintas ou pó fluorescente: passar esses produtos nas mãos dos estudantes para simular a lavagem das mãos e mostrar as áreas mais esquecidas.


●       Jogos e desafios: podem ser feitas dinâmicas sobre lavagem das mãos com a disputa de “quem melhor lava a mão”


●       Murais ou cartazes: reforçar a importância desses hábitos por meio de ferramentas visuais com informações sobre higiene, doenças e hábitos que salvam vidas, além de que podemos utilizar os estudantes como ajudantes nesse processo desenvolvendo os desenhos.

 

A higienização das mãos se é ensinada desde cedo, dentro da escola, ela deixa de ser apenas uma recomendação e se torna parte do cotidiano das crianças e adolescentes. E esse hábito apesar de simples ele carrega um impacto na saúde coletiva e individual, é uma forma de educar para o cuidado e para uma boa vivência em sociedade.

 




Referências


CINCO DOENÇAS TRANSMITIDAS POR CONTATO. Brasil Escola, [s.d.]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/cinco-doencas-transmitidas-por-contato.htm. Acesso em: 8 jul. 2025.


GONÇALVES, R. M. V. et al. Higiene das mãos em tempos de pandemia. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, v.12, 2021. Acesso em: 7 jul. 2025.


SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ. Cinco doenças transmitidas por contato. Saúde Ceará, 15 maio 2018. Disponível em: https://www.saude.ce.gov.br/2018/05/15/67712/. Acesso em: 8 jul. 2025.


SIVIERI, K. et al. Microbiota da pele: Novos desafios. Arq Catarin Med, v. 50, n. 1, p. 93-112, 2021. Disponível em: https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/782. Acesso em: 8 jul. 2025.


SILVA, A. A. et al. Higienização das mãos: aquisição do hábito na infância. In: CASTRO, L. H. A. (Org.). Saúde: Referencial médico, clínico e/ou epidemiológico. Ponta Grossa: Atena Editora, 2022, p. 224-259. Acesso em: 7 jul. 2025.






Sobre o Autor: Estudante de Ciências Biológicas - Licenciatura. Se interessa em microbiologia, educação ambiental, divulgação científica e é apaixonada pela educação.


 
 
 

Comentários


minasbio 1.png
bottom of page