top of page
Buscar
  • Foto do escritorminasbioconsultoria

A extinção de espécies

Você provavelmente já ouviu a respeito da extinção de espécies animais ou vegetais.

Nesse texto vamos fazer uma introdução sobre o assunto e discorrer sobre alguns pontos!!

É importante saber que animais em extinção são todos os animais aos quais todos os indivíduos da espécie estão ameaçados de morte, podendo isso ser consequência de inúmeros fatores, desde os naturais até por consequências das ações humanas.

No Congresso Mundial de Conservação em Marselha foi divulgado que das 138.374 espécies classificadas no planeta, 38.543 estão ameaçadas de extinção (se for o caso), cerca de 28% das espécies que conhecemos.

No Brasil, em edição do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, foram avaliadas 12.254 espécies de grupos animais pertencentes fauna brasileira e, dentre elas foram constatadas 1.173 espécies ameaçadas de extinção no Brasil, das quais podemos citar:

Arara-azul:


Foto: tane-mahuta

Mico-leão-da-cara-dourada:


Foto: tane-mahuta

Tartaruga-de-couro:


Fotu: Tamar

Além dos animais, as plantas também estão cada vez mais correndo risco, com 1.974 plantas em extinção no território nacional (1.772 são endêmicas do Brasil, e 202 não são endêmicas). Causando assim grande redução na biodiversidade.

Impactos causados pela ação humana

Você provavelmente já imaginou algo que poderia causar esses impactos, mas você sabe o principal fator que causa a extinção de espécies?

Atualmente, os impactos ambientais causados pelos seres humanos são as principais causas de extinções de espécies ao redor do mundo, dentre os motivos, podemos destacar o tráfico de animais silvestres, o desmatamento e degradação de ambientes naturais além da destruição de ecossistemas com incêndios e a urbanização.

Diversas leis de proteção ambiental no Brasil são diariamente atacadas por vereadores e políticos que buscam diminuir a importância delas, visando assim uma maior exploração natural, o que acarretaria em cada dia mais espécies sendo extintas da natureza.


E aí, gostou do nosso texto? Continue acompanhando nosso blog!



REFERÊNCIAS:

R7.COM. Quase 30% das espécies do planeta correm risco de extinção. R7.com. Disponível em: <https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/quase-30-das-especies-do-planeta-correm-risco-de-extincao-04092021>.

SIGNIFICADOS. Significado de Animais em extinção. Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/animais-em-extincao/>.

VERMELHO, Livro. instituto chico mendes de conservação da biodiversidade. [s.l.: s.n.], 2018. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/publicacoes-diversas/livro_vermelho_2018_vol1.pdf>.

Animais em extinção: confira os principais no Brasil e no mundo. Blog do Stoodi. Disponível em: <https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/animais-em-extincao/>.

BRASIL TEM 3 LISTAS OFICIAIS DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO. Brasil tem 3 listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção. EBC. Disponível em: <https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2016/03/brasil-tem-3-listas-oficiais-que-informa-especies-ameacadas-de-extincao>.


Plantas Em Extinção: Conheça as Principais no Brasil - eFlora Web. eFlora Web. Disponível em: <https://www.efloraweb.com.br/plantas-em-extincao/>.‌


 


Sobre o autor: Natan Pazini, graduando em Ciências Biológicas/bacharelado- UFU.



 

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page