CRIAÇÃO DE ABELHAS SEM FERRÃO

A criação de abelhas sem ferrão, também conhecida como Meliponicultura, se baseia no contato com abelhas da  tribo Meliponini, que possuem um fácil manejo por serem mais tranquilas e não possuírem ferrão, diferentes das abelhas europeias que estamos mais acostumados, dentro disso, trabalhamos com diversos projetos onde elas podem ser utilizadas.

Manejo e monitoramento

Nós da MinasBio realizamos o manejo e o monitoramento de diversas espécies de abelhas sem ferrão, como mandaçaias e jataís.

 

Através de pesquisas e estudos podemos realizar um acompanhamento das espécies localizadas em determinada região assim como fiscalizar possíveis fatores que podem alterar ou colocar em risco as espécies ali presentes.

Venda, aluguel e instalação de caixas de abelhas

Os meliponários são locais onde podemos organizar a criação em maior escala dessas abelhas, colaborando assim, para a manutenção da espécie.

 

Dessa forma, realizamos a venda, o aluguel e a instalação de caixas contendo suas colônias.

Polinização agrícola

As caixas de abelhas podem ser instaladas próximas de plantações, visando uma maior polinização, gerando um aumento na produção e na qualidade de diversos frutos, hortaliças, dentre outros.

Treinamentos

Elaboramos materiais personalizados, apresentações e acompanhamentos sobre a meliponicultura e suas técnicas para auxiliar quem quer começar a trabalhar com as abelhas assim como quem já trabalha e procura aperfeiçoamento.

saiba mais

Dentre os projetos que já realizamos sobre a Meliponicultura para nossos clientes, a MinasBio já elaborou estudos e treinamentos online com foco em diversas espécies e sua relação mais próxima com as plantas que polinizam, visando colaborar com outras empresas e alguns produtores.